Deneuve

Antes de ler o post abaixo, clique no play no video  ao lado e acima. Vale a pena.


Catherine Deneuve, la belle française, completa hoje 70 anos.






Adorada pelos franceses e pelo mundo, Catherine chega aos 70 anos linda. 

Soube cuidar da vida, da carreira e da família. Envelheceu com cuidado, bom senso e elegância. Foi durante décadas considerada uma das mais belas mulheres do mundo, e passada o frescor da juventude, manteve a classe e a beleza que só as belas por dentro conseguem preservar.

Diferentemente de Brigitte Bardot, Deneuve soube ser grata à carreira, que a levou a ganhar um César e ser indicada ao Oscar.









Na vida pessoal, teve seus amores que como uma boa e elegante francesa, tiveram começo, meio e feio e fim, sem estardalhaços, sem exposição. Avec l'elegance et flegme.








Aos 70 anos, sabe como poucas o momento de aparecer e se recolher. Aparece para prestigiar os amigos de uma vida inteira, para eventos beneficentes, para receber prêmios que lhe concedem com prazer, para falar sobre seu ativismo político e social, para defender as causas em que acredita. Se recolhe quando não tem mais nada a dizer.


´´Acho lamentável o culto à beleza e à juventude, porque é muito limitador. Nos EUA isso é muito forte, mas na Europa o envelhecimento é melhor aceito. A passagem nunca atrapalhou a minha carreira.''











No penúltimo festival de Cannes, desfilou pelo tapete vermelho ao lado de belas e jovens atrizes, ofuscadas e fascinadas pelos flashs. Quando la Deneuve apareceu, foi a mais aplaudida  e a mais fotografada, e foi a única a cumprimentar pessoalmente todos os membros do juri. 

















''Acho que diva é um termo um pouco pejorativo, porque está associado aos excessos da fama. Na minha opinião, uma atriz não pode ser diva, nós temos é que trabalhar. O que está faltando no cinema atual é justamente o mistério. As pessoas querem saber o que os artistas estão fazendo o tempo todo, e isso não é importante para a arte, pelo contrário. Quando vou ao cinema, quero ver os atores em cena, não quero saber se, na vida particular, eles vão ao mercado ou levam os filhos na escola.''










Bela, enigmática, inteligente, independente, elegante. La belle de jour, toujour.








Para você, meu amigo Geraldo Magela. O mais francês dos brasileiros.

Um comentário:

GERALDO MAGELA disse...

KIKA, VOCÊ É O MÁXIMO.
UN GRAND MERCI.