A lenda

Ganhar um Oscar faz do sujeito uma celebridade. Ganhar 2, é para poucos gênios. Ganhar 3, é um feito para 4 ou 5 grandes nomes do cinema. E quem tem na estante nada menos do que 8 Oscar????? Vira uma lenda.
E é isso que Edith Head se tornou em Hollywood: uma lenda.

Edith foi durante 40 anos uma das mais requisitadas, badaladas, bem pagas e famosas figurinistas da meca do cinema. Todos os grandes estúdios a queriam. E todos os grandes artistas queriam se vestir com ela.
As grandes bilheterias e os grandes clássicos da telona tem Edith nos créditos. Ladrão de Casaca, Sunset Boulevard, Os Passaros, Marnie, O Homem que Sabia Demais, Sansão e Dalila, Sabrina, A Princesa e o Plebeu e vários outros. 

























Edith era mulher, judia e sem recursos. Ou seja, em 1920 isso era quase como não ser nada. Corajosa, persistente e ambiciosa, Edith estudou Artes e foi trabalhar na Paramount, então um dos maiores estúdios de Hollywood. Logo seu talento foi notado e daí para criar o figurino de pequenos filmes, foi um passo. O sucesso veio logo e Edith ficou 40 anos na Paramount, ganhando prêmios, Oscars e trabalhando incansavelmente. 

Daí apareceu outra lenda do cinema, Alfred Hitchcock que, encantado pelo trabalho da pequena judia, arrastou Edith para a Universal, onde ela trabalhou até morrer,  aos 84 anos. 


Se tivesse viva, Edith completaria hoje 115 anos. Edith tinha classe, cultura e bom gosto. Sabia o que os diretores queriam e o que os atores conseguiam carregar. Como bem disse meu amigo Geraldo Magela ´´depois da elegância de Edith, Hollywood nunca mais foi a mesma.´´










Um comentário:

Daniela BH disse...

Não foi ela retratada em um personagem hilário do filme OS INCRÌVEIS da Pixar?
Justa homenagem e só quem conhece sabe!Abraços