Juntos para sempre


Em 1937, os joalheiros de Van Cleef and Arpels fizeram um esboço daquela que seria uma de suas mais belas criações: The Doble Clip Pivoine.  Um par de brincos (que também poderiam ser usados como broche), diferentes um do outro, formados por 706 rubis e 239 diamantes. Uma coisa de outro planeta.



É claro que uma jóia assim não era coisa para amadores. Era jóia de rainha. E foi na mão de uma, que um dos broches foi parar. Fawzia do Egito, que morreu há poucos anos atrás, aos 91 anos. 








Fawzia era uma das quatro filhas do então rei Farouk do Egito. Linda e glamourosa,  Fawzia tinha cabelos negros e olhos verdes. Era uma sensação, a ´´beleza do Egito´´, adorado pelo pai e pelos egípicios.

 Aos 21 anos se casou com o poderoso Xá do Irã, Reza Pahlevi. Naquela época, Pahlevi, herdeiro da dinastia da Pérsia,  tinha subido ao trono,  tornando-se um dos mais poderosos governantes do oriente. O casamento não deu certo e para desespero da família e espanto da sociedade, Fawzia anunciou que iria se separar logo que sua primeira filha nasceu. Imagina só! O ano era 1945 e um divórcio ainda era um escândalo no ocidente, imagina na Pérsia! Pois Fawzia voltou para o Egito sozinha. Uma das condições para o divórcio foi que sua filha, a herdeira Shanahz, ficasse na Pérsia. E aí ... 






... bom, isso já é outra história que eu conto depois!!!!!!



Fawzia sempre foi louca por jóias e suas preferidas eram de Van Cleef. O famoso Double Pivoine foi comprado por ela e vai a leilão em breve. Só que Fawzia só comprou um deles. O outro par está bem guardado, na Coleção Particular de Van Cleef and Arpels que, claro, não vê a hora das duas maravilhas ficarem juntas novamente.








Um comentário:

Anônimo disse...

Conta a historia, kika!! Isso é sacanagem!