Todos os Homens do Presidente



O escândalo Watergate, que depôs o então presidente Richard Nixon, começou com a curiosidade de um repórter do jornal Washington Post. Era 1972 e o sujeito resolveu  investigar a invasão do Partido Democrata, num episódio  a princípio sem importância, e descobriu uma teia de intrigas, corrupção e crimes.  

É sobre essa história que trata o excelente Todos os Homens do Presidente, que tem Robert Redford, no auge da beleza, como Bob Woodward  e Dustin Hoffman (no papel de Carl Bernstein), ainda no início da carreira, e já mostrando porque se tornaria um dos melhores atores do mundo.









Quando estreou,  o filme foi um sucesso de crítica e público. Concorreu a 8 Oscars e levou 4. Dirigido por Alan J Pakula, o filme ajudou a disseminar o mito Garganta Profunda, o informante dos jornalistas. O jornal Washington Post não deixou que o filme fosse feito em sua redação, com medo de tirar a atenção e concentração dos jornalistas, embora tenha dado todo apoio, com documentos, fotos e acesso irrestrito aos arquivos.



Para quem não conhece a história toda é bom ler um pouco antes de assistí-lo.
Todos os Homens é um filmaço! Está na minha lista dos 20 Melhores e vai passar hoje no TCM. Imperdível!







Nenhum comentário: