A Liberdade Guiando o Povo


O governo e os próprios franceses ficaram impressionados com a fúria com que grupos contra   a aprovação do casamento gay, foram para as ruas. A reação dos que são contra foi imensamente maior, mais organizada e muito mais furiosa do que se podia pensar. E assustou a muita gente.
Longe de mim querer tomar um partido ou outro, embora eu seja, por convicção, 100% a favor da liberdade, seja ela de credo ou opção sexual. E penso que independente das nossas escolhas, somos sim, todos cidadãos e devemos ser tratados com o mesmo respeito e igualdade. Egalite, Fraternite et Liberte.

Bom, mas o que mais me impressionou na verdade, foi como os europeus são diferentes de nós, no que diz respeito à participação do povo nas decisões do governo. Eles protestam, brigam, lutam. Eles se indignam com o que não consideram justo ou direito. Lá, o governo só tem voz, porque o povo a dá. Já nós, brasileiros, somos de uma passividade e comodismo vergonhosos.


Tela A Liberdade Guiando o Povo de Delacroix, onde o símbolo da França, Marianne, aparece carregando uma bandeira. Adoro esse quadro!






6 comentários:

Ludmila disse...

Kika, também sou apaixonada por esse quadro! Ele está no 2º lugar dos favoritos, só perde para "A Barca" do Portinari, que ao vivo, é ainda mais lindo!

Unknown disse...

É verdade Kika, depois de 10 anos morando fora do Brasil, vi com mais claridade, que realmente somos muitos acomodados...Uma pena, por que temos muito do que reclamar...

Unknown disse...

É verdade Kika, depois de 10 anos morando fora do Brasil, vi com mais claridade, que realmente somos muitos acomodados...Uma pena, por que temos muito do que reclamar...

Valéria disse...

Procuro lutar pelos meus direitos e fiquei "conhecida" como briguenta...inacreditável como somos passivos!inertes à tudo q acontece ao nosso redor!

Kika Gontijo disse...

Ludmila querida!
Também sou louca por Portinari! Quando eu era mais nova, e ía à igreja da Pampulha, tinha um pouco de aflição do trabalho dele. Achava quase aterrorizante. Com o tempo, passei a gostar e hoje considero-o um dos maiores artistas que o Brasil já teve.
Beijos carinhosos!

Kika Gontijo disse...

Valéria querida!
Prefiro mil vezes a indignação do que a passividade. Sem a indginação ainda estaríamos no tempo das cavernas. É ela que move e transforma o mundo.
Beijos carinhosos!