Tereza Batista Cansada de Guerr


´´Peste, fome e guerra, morte e amor. A vida de Tereza Batista é uma história de córdel.´´
Jorge Amado




Tereza Batista Cansada de Guerra foi o livro do mês do nosso Clube.
Tereza, como Jorge, não tem meio termo, não é morno. É quente ou gelado. É ame-o ou deixe-o.


Eu amo. Mas nem todo mundo pensou assim no nosso encontro. Para algumas, Jorge é demasiado crú em relação ao sexo, pouco elegante com as palavras e quase vulgar com seus personagens. 
Para outras, incluindo euzinha,  Jorge consegue, com palavras, traduzir um Brasil que conhecemos pouco, um passado que precisamos aprender. Jorge transforma o cais do porto em um lugar glamouroso, transforma Tereza, mesmo sem dente, numa deusa da sedução. Transforma um menina saída da pobreza do sertão em heroína. Transforma um marinheiro simples, chamado Januário, em galã.
Para mim, Jorge Amado é um dos maiores escritores do nosso século. As novelas, filmes e seriados não conseguiram mostrar nem metade da riqueza de seus personagens e de suas histórias.









Mas, é essa a ideia do Clube. Ouvir ideias novas, pontos de vistas diferentes, experiências diversas. 


Nas noites de terça-feira, nos jardins da Casa Floresta, saímos do nosso mundinho NetFlix-tradicional, para o mundo de Jorge, e de tantos outros autores incríveis. Aprendemos a pensar fora da caixinha, a sair da curva tediosa do que é banal e quadrado. 
Aprendemos que o mundo é enorme e a vida é imprevisível. E só quando entendemos e respeitamos as várias formas de viver e pensar, é que criamos estofo para enfrentarmos com segurança o que a vida nos reserva.
E viva este Clube tão diverso, rico e divertido!































Um comentário:

rosamaria junqueira disse...

Adoro Murakami ! E esse livro especialmente . Vou esperas ansiosamente pela opinião de vocês . Beijos