Escola de Princesa

Definitivamente não sei mais o que pensar!!!!!
Quando eu acho que o mundo andou para frente, tornou-se menos preconceituoso, mais evoluído, justo, moderno, acolhedor, responsável, progressista,  me deparo com a extraordinária Escola de Princesas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isso mesmo!!! Uma escola de verdade, feita para ensinar meninas dos 4 aos 15 a se tornarem ...
Princesas!!!!!!!!!!!! ( Chama a nave Enterprise, porque esse mundo não é o meu ...)
Nesta escola - onde as páginas do site são cor de rosa - as meninas e adolescentes aprendem a se comportar com educação de princesa (pelo amor de Deus, isso a gente aprende com nossas mães!!!!!!!!!), a se portarem nas festinhas (idem!!!!!!!!!!!!!), a se vestirem com classe (oi?????????????), e a ´´ter caráter de princesa´´ (inacreditável!!!!! Quer dizer que princesa tem caráter e plebéia não?????? Para mim, caráter a gente aprende em casa, com o exemplo dos nossos pais e avós!!!!)!

Além disso, a Escola de Princesas promove eventos!! Sim, grandes eventos ´´culturais´´ tais como: chá das cinco com as princesas-amigas, desfile de limousine, salão de beleza de princesas, aula de culinária de princesas, aula de maquiagem de princesas e outras coisas com o mesmo grau de importância para uma ... princesa!!!! Não é fantástico?????
E por último, mas não menos importante, a Escola de Princesas pretende ensinar a cada aspirante a princesa que o príncipe encantado existe (é sério, gente ....), e que elas podem sim, ter um casamento de contos de fadas e serem felizes para sempre, como uma .... princesa!!!!!!!!!!!
Não é estarrecedor??? Aí a pobre da menina, cuja mãe paga uma fortuna para que a filhota aprenda a ser princesa, casa com um principe que vira sapo e a culpa é de quem???? A Escola de Princesas vai devolver o dinheiro?????????  O curso de princesa tem garantia???????
Ou então já pensou o que vai ser da  coitada da criança que aprende a andar de limousine rosa aos 5 anos, fazer maquiagem rosa aos 6 e tomar chá com as princesas aos 8, e logo depois vem a vida e ensina que  ela vai ter que trabalhar 8 horas por dia para pagar a escola de verdade (que não é de princesa), e que o mundo definitivamente não é só cor de rosa, porque existem contos de fadas, sim, mas também existem as dores, as doenças, os conflitos,  as lágrimas e a decepção. Será que a Escola de Princesas ensina como ser uma princesa no mundo real? Não. Isso ela não ensina.
Aí eu me pergunto: que tipo de mãe coloca sua filha -  seu bem mais precioso, cuja educação e preparação para a vida adulta depende única e exclusivamente do bom senso e responsabilidade familiar - numa ESCOLA DE PRINCESAS???????????
Será que essas mães sabem que princesas NÃO EXISTEM? Que as princesas de sangue azul na vida real lutam todos os dias para terem uma vida normal? Que elas sabem mais do que ninguém que não existe PRÍNCIPE ENCANTADO??? Nem carruagens, nem fada madrinha, nem sapatinho de cristal? E que a conta bancária das princesas de verdade também tem crédito, débito e contas à pagar??????
Será que essas mães sabem o que as mulheres da vida real passaram - e passam - para que nunca mais nenhuma mulher na face da terra seja vista apenas como ´´princesa´´???? Eu mesmo respondo a esta pergunta: não, não sabem, porque não devem ler livros, não devem fazer trabalho voluntário, não devem andar no centro da cidade, não devem saber o que a vida real.

Mas ainda resta uma esperança ... a Escola de Princesas está sendo criticada por plebeus, reis e rainhas, jornalistas, homens, mães, pais, fadas-madrinhas, professoras, psicólogas, psiquiatras, terapeutas, motoristas de carruagens e principalmente pelos principes! Ufa! Apesar da Escola de Princesas, tem gente que sabe que contos de fadas são ... contos de fadas.



Apostila da Escola de Princesa:
Porque será que neste manual de princesas não tem: fazer trabalho voluntário, ler livros, aprender a trabalhar com responsabilidade, a ser independente, a pensar?
































Como disse minha amiga Clíssia Pena, uma princesa moderna, ´´este último é ofensivo!´´!!!!!








13 comentários:

Unknown disse...

Depois de tanta luta e discurso por igualdade de direitos, as mulheres agora se deparam com essa proposta... Simplesmente sem comentários, para não ser preconceituosa.

Anônimo disse...

Kika, talvez a escola de princesas seja algo lúdico e não uma formadora de caráter e/ou personalidade como descreve o seu texto. Acho que falta hoje às crianças a inocência, e faz parte disso acreditar sim em contos de fadas. As meninas de hoje, de 5,6...anos não brincam mais de bonecas e sim rebolam com o Iphone de último tipo na mão, já conversam pelo whatsup, e por aí vai. Estarrecedor, para mim, não é uma escola de princesas e sim a precocidade, o fato de em festas de 15 anos ouvirmos relatos de jovens sem medidas, que inclusive fazem sexo na frente de quem quer que seja e bebem álcool descontroladamente. Estarrecedor são meninas com 11, 12 anos darem tanto valor a uma bolsa chanel ou sapatos louboutin. As coisas hoje em dia estão tão fora de controle que talvez retroceder um pouco, sem falsos moralismos ou feminismos, seja oportuno.

Kika Gontijo disse...

Anônimo, querida!
Concordo com você Ipsis Litteris no que diz respeito à falta de inocência e à precocidade maléfica a que nossas crianças estão expostas hoje em dia. Porém, a minha crítica não foi absolutamente sobre à volta aos contos de fadas, basta ler o post com atença. Foi sim, a uma ´´escola´´ onde não se ensina a brincar ou a dividir, ou a respeitar, ou a se divertir, mas ensina que a vida de ´´princesa´´ existe e que a ela é um formato a ser seguido para se atingir o objetivo final da vida que é ... pasmem ... conquistar o Príncipe Encantado!!!!!!!!
O que passa na cabeça destas meninas que querem uma bolsa Chanel aos 12 anos, deve ser o mesmo que se passa na cabeça das mães que acreditam que só um príncipe encantado pode ´´salvar´´ suas filhas!!! E que ter ´´modos e caráter´´ de princesa é uma coisa que se aprende numa escola!!!!
Para mim, modos, caráter e valores se aprende em casa com o exemplo dos seus familiares.
E que a vida se aprende vivendo e compartilhando, e que principe encantado é o seu companheiro de vida, com seus defeitos e qualidades, alegrias e tristezas, dores e felicidades.
E que seu ´´castelo´´ você mesma pode conquistar, com seu próprio esforço e trabalho.
Beijos carinhosos,
Kika

Anônimo disse...

Pasma, sem comentários, n consigo.

Anônimo disse...

Oi Kika, você é sempre gentil nas suas respostas. Fui eu que escrevi o texto acima. Concordo com você, achei que a escola de princesas era em tom de brincadeira, nada muito sério e que você tinha exagerado um pouco. Mas, sendo uma filosofia de vida, pelo amor de Deus!!!! Concordo também que educação e berço vêm de casa e atrelar uma vida a um bom casamento é o fim dos tempos. Não sei onde iremos parar, os pais projetam suas frustrações nos filhos e/ou os largam a Deus dará e o resultado é o que vemos hoje, inversão de valores. Bjos.

Anônimo disse...

Você preparar sua filha para ser princesa, dependente a ponto de esperar seu príncipe e a ele delegar sua chance de ser feliz é o FIM!

Anônimo disse...

Você preparar sua filha para ser princesa, dependente a ponto de esperar seu príncipe e a ele delegar sua chance de ser feliz é o FIM!

Anônimo disse...

Na Socila se aprendia muita coisa, como se portar, regras de etiquetas, etc. Tá bom né?! Querer fazer o que é de responsabilidade da família é meio demais.

Anônimo disse...

E se depois do curso, com o diploma na mão, o príncipe não vier? Pior, se o príncipe vier e depois for embora, será necessário outro módulo para ensinar como se virar diante da realidade, né?!

rosamaria junqueira disse...

Pasma !

Anônimo disse...

Um bom começo seria parar (todas nós) de ficarmos babando ovo na monarquia, especialmente a inglesa, vide a princesa Kate. Monarquia é algo tão ultrapassado!!!! Vamos refletir?!

Anônimo disse...

Quem preparou o conteúdo programático do módulo "De princesa a Rainha" deve ser o mesmo jornalista que disse que a M. temer era "bela, recatada e do Lar". Enfim, como o feminismo está ressuscitando, assim também o movimento contrário.

Anônimo disse...

QUE HORROR... A capa da encontro sao meninas de 7 anos em SPA bem deprimente..... Probre crianças que nao tem infancia que nem sabe o que é ser criança..... To FORA disso.... Orgulho de pensar que minha filha de 5 anos comemorou o aniversario em Julho e escolheu o tema de Coelho da Pascoa !!!!!! kkkkkkk