O Réu e o Rei


Numa ação sem precedentes no mercado editorial, a Companhia das Letras despachou para as livrarias do Brasil inteiro, na calada da noite, mais de 300 mil exemplares do livro O Réu e o Rei, de Paulo César Araújo. O autor é o mesmo da biografia não- autorizada, Roberto Carlos em Detalhes, que foi recolhida das prateleiras e que levou a discussão das biografias para o Supremo Tribunal.
Nem as próprias livrarias sabiam que livro era aquele que chegou cedo cheio de mistérios. Todo o cuidado se justificava, já que a ideia era a de levar o livro para o mercado, antes que Roberto Carlos e seus poderosos advogados soubessem sequer que ele existia. E deu tudo certo.
RC  e seus advogados só ficaram sabendo da existência do livro hoje pela manhã, através dos jornais.  

 Imagina só a cara do Rei ... tadinho ...







Em o Réu e Rei, Paulo César conta os bastidores da disputa judicial onde ele foi proibido pelo Rei de vender seu livro, a biografia do cantor, um trabalho de mais de dezesseis  anos de pesquisa, entrevistas e vídeos. A Companhia das Letras, numa surpreendente jogada, escondeu de todos, e de tudo o novo livro de Araújo. Planejou com cuidado a distribuição e já se cercou legalmente para que RC não tire mais esse de circulação. 
 ´´Se eu fosse me preocupar com os advogados do Rei eu não iria escrever nenhum livro nunca mais. Mas meu compromisso é com história da cultura brasileira´´, disse Araújo, aos repórteres.



Curiosidades sobre o livro:
- Nem mesmo alguns diretores da Companhia das Letras sabiam quando o livro seria distribuído, para não correrem o risco de contarem sem querer.
- Para um livro deste porte, o lançamento deveria ter sido feito com grande alarde, com meses de antecedência, entrevistas, propaganda, etc. 
- A capa do livro seria marrom, cor que o Rei abomina, mas aí resolveram não inventar e colocaram azul, que RC ama.
- o livro tem 13 capítulos, número que RC não gosta nem de pronunciar!
- A capa tem caules de rosas, como aquelas que RC joga para a platéia em seus shows, mas na foto só aparecem ... os espinhos.
- O livro já está na minha lista de próxima leitura!







Nenhum comentário: