Manual de Etiqueta para Comportamento das Mães nas Redes Sociais

´´Precisamos urgente dar às mães de filhos pequenos, adolescentes ou adultos, um Manual de Etiqueta Para Comportamento das Mães na Internet´´, disparou hoje cedo, em sua coluna no jornal Folha de São Paulo, a craque Rosely Saião, um dos maiores nomes da educação familiar do Brasil. Rosely está sempre puxando nossas orelhas. E andamos precisando.
Segundo ela, as mães exageram, passam dos limites. ´´Precisa postar fotos dos filhos comendo , peladinho no banho, se alimentando, fazendo birra, jogando futebol, dançando?´´ Não, não precisa, Rosely... nem deveria.
´´As mães que postam essas fotos, orgulhosas de seus rebentos, querem exibir seus filhos a todos.´´ E para quê? Ah, isso a gente já sabe...
´´O que as mães não consideram na hora do impulso é que o filho vai crescer. E isso é uma realidade. E o que ele achará das fotos que mamãe publicou? ´´ E será que achamos mesmo, que as outras pessoas que olham essas fotos estão achando aquilo lindo?
Segundo Rosely, as crianças um pouco maiores são até mais invadidas pelas mães nas redes sociais. São fotos inacreditáveis do dia-a-dia, que deveria ser privado e íntimo, das crianças em todas as redes sociais. ´´Não somos todos contra o tal de bullying? Olha aí as próprias mães dando corda, para que os colegas de nossos filhos os pratiquem contra eles.´´ E os filhos adolescentes também sofrem. Há mães (e tome puxão de orelha logo cedo, Kika), que postam filho tomando bronca, sendo engraçadinho, desfilam longos textos contando problemas na escola.
´´Pois eu  desconfio que essas mesmas mães não teriam pudor em reclamar na escola por algum fato ocorrido e que elas tenham identificado como ´exposição´ dos filhos perante os colegas.´´
E para terminar a bronca, do alto da sua sabedoria e experiência, ela arremata com lucidez:
´´ Precisamos nos conter em relação a tais publicações. Nossos filhos merecem nosso respeito.´´ E a vidinha deles, que é só deles,  também.
Obrigada, Rosely





14 comentários:

Anônimo disse...

KIka,

Bom dia! Tudo bem?

Eu concordo com ela, porém, hoje em dia, após anos de vivência em redes sociais é muito fácil chegar a essa conclusão. Eu mesma já postei muita foto (nunca nada tão íntimo e nada constragedor) das minhas filhas mas já tem um bom tempo que percebi que isso não é tão legal e não coloco mais.

Gostaria eu que ela tivesse nos alertado disso quando tudo começou.Poderia ter trazido essa reflexão antes aí sim eu teria achado um serviço. Porém, como ainda tem muita gente deslumbrada postanto tudo certamente será útil para muitas!

Um beijo,

A anônima que sempre comenta

Dani disse...

Ui..... Tomei na cabeça!

Flavinha disse...

Eu ja levei ' bronca' do Rafa, e confesso que agora estou bem mais comedida. :)

Anônimo disse...

SEU BLOG É DIFERENCIADO. COITADO DOS OUTROS PERTO DO SEU.
FUI

Anônimo disse...

Tá na hora das maes aprenderem mesmo que cuidar é mais importante que exibir! Disse tudo, Kika! So complementando a anonima: e tem blogueira que até hoje posta o look do dia! rsrsrsrsrsrsrsrs! Se toca, Morticia!

Kika Gontijo disse...

Anonima que sempre comenta, minha querida!!! Já está na hora de vc deixar de ser anônima! Somos praticamente amigas!!!!
Adoro seus comentários e estou louca para te conhecer!
Beijos carinhosos,
Kika Gontijo

Kika Gontijo disse...

Dani, querida!
Vivendo e aprendendo! Nada como um bom puxão de orelha para a gente refletir!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Flavoca!!!!!
Comedidíssima!
love you!

Kika Gontijo disse...

Fui, querido!
Muito obrigada pelo elogio!
Beijos,
Kika

Clô disse...

Adorei!!

Carol Lawall disse...

Kika adorei mais uma vez o seu post, comecei a escrever sobre isso a um tempo atrás até mesmo para nos policiar pois eu estava me excedendo muitooooo...
Um dia desses li um artigo na veja com a querida Lya Luft
E também comecei a escrever a respeito.....
Sobre nossos filhos, o título e repolhos iguais, o que estamos fazendo com nossos filhos eternos angustiados e permanentes aflitos, vivem em psicólogo, psiquiatra, tomam remédios se tornando uma geração medicada, para se manter na cristã da onda e conseguir acompanhar os devaneios dessa sociedade louca!
Cada dia que passa me deixa mais angustiada em pensar que eles vão ser engolidos por esta sociedade, tenho saído de Brasília toda sexta a tarde e volto domingo, estou indo para a fazenda para tentar fugir um pouco disso tudo!!! Mães na porta da escola colocando seus papos em dia, todas com roupas de academia sem hora para entar ou sair delas, aquela conversa recheada de viagens ao exterior, bolsas caras, roupas de ultimo lançamento, que seja bem entendido, amo me vestir bem, adooooro uma bolsa e um belo sapato, mais isso não e tudo na vida, preciso preencher minha cabeça de cultura, não de posts no instagram com tanta futilidade!!!!
Meus Deus são tantos questionamentos que acabo me perdendo... Preciso de mais tempo, pois tenho muito a escrever ,
Beijo grande e desculpe o desabafo!!
carol Lawall

Anônimo disse...

Nossa falou tudo ! E tem mães que colocam fotos diariamente como um livro aberto dentro de casa, penso, o que passa na cabeça delas, será carência, falta de ocupação, baixa auto estima, e sempre junto a comentários -amo-lindo-princesa- ... E por ai vai, como se todos achassem graça

Anônimo disse...

Oi Kika,

Tudo bem?

Infelizmente não nos conhecemos pessoalmente. Você mora em BH e eu em SP, porém, como conversamos aqui quase todos os dias eu realmente sinto um carinho muito grande pelo seu blog e consequentemente por você.

Eu tenho 35 anos e duas filhas: uma de oito e outra que fará quatro. Cuido delas e mantenho meu trabalho na área de design de interiores tentando equilibrar tudo sem ficar louca.

Um beijo enorme,

A Anônima que sempre comenta

Anônimo disse...

Agora tem tbém essa: mães desesperadas pedindo que a gente curta a fanpage do trabalho de escola do(a) filho(a).