Anna e o Clube


´´E ninguém se importava. ´´ Essa é a frase mais dita de Eu, Anna, nosso livro do Clube do Livro. Eu, Fabiana e Clíssia não gostamos nem um pouco deste romance cinza, sombrio, desesperançado, sórdido. Mas fomos voto vencido. A grande maioria gostou bastante. Cada uma por um motivo particular. 
E essa é a grande sacada do nosso Clube. São mulheres diferentes, com vidas diferentes e que pensam diferente. Esse aprendizado é que nos faz crescer.













O livro é bem escrito, de fato. Mas a história é triste e deprimente e no fim, pelo menos para mim, fica a impressão de que o mundo não tem perdão. Que a vida jamais será alegre. Que o sol jamais vai nascer. Um horror, até porque a vida não é assim. Se fosse, qual a graça de se levantar todos os dias de manhã? Para quer lutar e se esforçar? Para que, então, termos força para superar as adversidades? 
Neste momento, por exemplo, escrevo essas mal traçadas linhas olhando para a água, as flores e o céu da minha fazenda. Como assim a vida é tão sombria? Não, ela não é sombria, nem cinza. Nós é que a fazemos assim. São nossos olhos que enxergam do cinza ao vermelho. 



A solidão humana, o egoísmo de só se preocupar com si mesmo. A falta de garra para se levantar e seguir em frente, a ausência sombria de Deus e o pouco amor ao próximo são descritos com precisão neste livro. Uma lição sobre com não levar a vida.











Mas tirando Anna e sua depressão, o nosso Clube foi como sempre perfeito e enriquecedor. E nossas novas ´´colegas´´ só acrescentaram. Lili, tão inteligente e articulada. Valéria com sua experiência e sensibilidade e Karina, que ama uma boa tragédia grega.










E assim vamos aprendendo que a vida é isso. Aprender sempre. 
Thanks, meninas! Vocês são demais!!!!!!



Já pensou se o GNT nos descobre? Vão fazer conosco uma série muito mais incrível que Seção de Terapia!




3 comentários:

Anônimo disse...

com certeza vc seria um SU-CE-SSO na GNT...
já pensou em qto vc é formadora de opinião?
tanto é verdade que não quero ler esse livro rsrsrsrs...amo esse seu clube!! bjs da Clau

Taciana Vian disse...

Acho demais esse seu clube do livro Kika. Gostaria de entender melhor como funciona pois tenho vontade vde foramar um grupinho aqui na minha cidade, Ribeirão Preto. Obrigada
Taciana

Kika Gontijo disse...

Taciana, querida!
Nós nos reunimos 1 vez por mês e escolhemos um livro para lermos durante aquele período. No dia marcado, comentamos sobre o livro. Cada uma fala um pouco e depois discutimos livremente. No fim do encontro, escolhemos por votação o livro seguinte! E claro, entre uma coisa e outra, jantamos e tomamos um bom vinho! Não é perfeito?!
Beijos carinhosos,
Kika