Somos tão exigentes

Não sou ufanista, de jeito nenhum! Mas sou um pouco patriota. Não sou do tipo que acharia legal meu filho ir morar em outro país porque este etá horrível. Eu não. Eu acho que eles tem que morar fora, aprender, voltar e mudar este país. Afinal, é aqui a nossa pátria e é daqui que tiro o meu sustento.

Bom, mas se tem uma coisa neste país que o meu patriotismo passou longe é o cinema nacional. Com raríssimas exceções, acho o nosso cinema de quinta categoria. Mal feito, mal produzido, mal escrito, mal divulgado.  E prepotente, porque acham que só porque é ´´cinema nacional´´ a gente tem que gostar e tem que assistir.  E tome incentivo cultural, lei de incentivo a cultura, cota de filme nacional, patrocínio de estatal,  e por aí vai. Ora, se os filmes fossem bons de verdade  todo mundo ia querer assistir, é ou não é? Mas são tão ruins, que são necessários incentivos para que a gente vá ao cinema, onde já se viu!?

Entre as exceções, está Somos Tão Jovens, um filme que eu jamais assistiria de livre e espontânea vontade, não pela história, mas por ser nacional.  Mas como meu filho de 17 anos queria ver, eu fui junto e amei o filme.
Somos tão Jovens conta como um garoto sensível e talentoso de Brasília se transformou num dos maiores poetas, cantores e compositores que o Brasil já viu. Renato Russo, da Legião Urbana. 
Divertido, emocionante, instrutivo e muito bem feito, o filme deveria ser obrigatório para quem nasceu na década de 70 e 80.  Thiago Mendonça no papel principal merecia o Oscar!











13 comentários:

Anônimo disse...

Também amei Kika!!!!! Carol Lawall

Anônimo disse...

kika, vc sabe que adoro seu blog e sou sua super admiradora!!!! mas vou ter que falar que esse texto é a prova do preconceito com os filmes nacionais. vc falou que não iria de livre e espontânea vontade, "não pela história, mas por ser nacional". aí vc foi e gostou. acho que assim como qualquer filme de qualquer outro país, tem os bons e os ruins. evidente que a produção hollywoodiana não tem comparação, mas é outro nível e em vários aspectos e sentidos. Eu por exemplo, gosto dos filmes argentinos e amo os do Almodovar, mas são raríssimas as pessoas que gostam, até pela má qualidade de produção, mas eu gosto de todos (com exceção de "mulheres a beira de um ataque de nervos"). dos nacionais tem os bons e tem os ruins! não generalizo. continuo te amando do mesmo jeito rsrsrsrsrs e respeito muuuito seu ponto de vista!!! bjs da Clau

Anônimo disse...

Eu tbm super concordo com você Kika.
Odeio os filmes brasileiros, quando não fala de favela, tiros e criminalidade. Fala de sexo e alcoolismo, com cenários escuros e cheio de tristeza.

Será mesmo que o Brasil só tem isso para mostrar?? Depois não adianta ficar chateado com a impressão que os gringos tem de nós.

Beijos

LL

Anônimo disse...

Kika, tenho que discordar sobre filmes nacionais, ou vc nao vê muito deles ou nao entendo, pois tem muita coisa boa, ja viu Flores Raras , belíssimo, Tropa de Elite, Alemão e mais vários filmes excelentes q põe holywood no chinelo...

Anônimo disse...

Enganadissima, tem muito filme bom aqui, e esse nem eh dos 10 mais...
Pat

Kika Gontijo disse...

Clau, querida!
Você tem toda razão, eu não iria assistir por vontade própria, porque já vou preparada para não gostar dos filmes nacionais! Por isso fiz o post! Quanto aos filmes do Almodovar, gosto de alguns e detesto outros. Que bom que continua me amando! Eu também aguardo ansiosa seus comentários sempre pertinentes e inteligentes!
E afinal, não é essa a graça da vida? Cada um ser de um jeito e gostar de uma coisa?
Beijos super carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

LL, querida!
Minha antipatia do cinema nacional vem de Macunaíma, Deus e O Diabo na Terra do Sol e por aí vai. Nesses, nem tinha tanta favela e o sexo já era vulgar e mal feito. Se o cinema nacional fosse de boa qualidade não precisaria de grandes incentivos. Iríamos ao cinema por prazer.
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Anônimo dos filmes,
isso mesmo, eu não assisto muitos filmes nacionais. Como eu disse, existem algumas exceções que me cativaram como O Quatrilho. Para falar a verdade não é o fato de ser nacional, e sim de ser mal feito. As séries da Globo como Os Maias, A Casa Das Sete Mulheres, Riacho Doce, por exemplo, dão um show de produção, qualidade de texto, enredo, figurino e fotografia!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Pat querida!
Essa é a minha opinião, assim como cada uma das que comentaram também tem uma diferente. Gosto é uma coisa pessoal e intransferível. Opinião também! Que bom que você gosta dos filmes brasileiros. Eu prefiro o bom e velho longa Hollywoodiano ou francês. Fazer o que?! E viva a diversidade!
Beijos super carinhosos,
Kika

Anônimo disse...

Eu não gostava de filme nacional, mas desde a retomada da década de 90, os defeitos que você aponta estão sendo superados. Acho que filme ruim não tem nacionalidade, por exemplo,tem muita porcaria produzida pela meca da industria americana de cinema e me arrependo das horas que gastei vendo a bobagem. Eu tenho meus filmes nacionais prediletos, com temáticas tão distintas que não sejam sexo e a violência gratuitos, como "Estômago" e "Colegas". E tem o diálogo final de "Tempo de Paz" que faz a gente pensar se o roteirista não é um ganhador do Nobel de Literatura. Enfim, você não sabe o que está perdendo.

Anônimo disse...

Concordo com vc Kika! Todos os filmes são horriveis, pura baixaria, violencia e palavrão.

Anônimo disse...

Kikaaaa.... dessa vez vou ter que discordar. Meu trabalho exige que eu assista centenas de filmes e te digo com toda sinceridade que os filmes nacionais estão cada vez melhores. Assista Hoje eu Quero Voltar Sozinho (em cartaz) e assim que lançar assista Getúlio (Tony Ramos está digno de um oscar). Uma pena seu ponto de vista. Espero de coração que o cinema nacional possa mexer com vc ao ponto de te fazer quebrar esse paradigma. Um grande beijo
Ale

Anônimo disse...

KIka,
de inteiro acordo com vc...filames nacionais são mal feitos, pretenciosos, de mal gosto, enredos fracos...muita preguiça e ver...ainda mais esta onda de comédias ridículas...não gostei de Cidade de Deus e nem de Tropa de Elite (apesar de reconhecer o sucesso dos mesmos)..detesto filme de violencia, com inúmeros palavroes e sem conteúdo...como já disse, as comédias são muito pobres e toscas, os de sexo vulgar..fica dificil...CLaro que Somos tão jovens seria bom, pois a vida de Renato Russo, é um roteiro e tanto...assim até eu faria bem...kkk...fico com vc, não gasto meu tempo indo ver filme nacional que de TÂO bons que são recebem rios de dinheiro de incentivo! Parabens pelo post
PS: Escrevo como anonima, por ter dificuldade de me identificar...não tenho conta google e não sei o que é URL