Culpados


O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
Albert Einstein



Esse da foto é o menino Bernardo que os vizinhos viam sentadinho do lado de fora da casa porque a madrasta não deixava que ele entrasse. Que a promotora viu implorar para morar em outra casa. Que um juiz ouviu-o pedir para ser mais bem cuidado. Que o pai (o próprio pai) sabia que estava sendo maltratado. Que a família materna não o via, mas sabia de todo o calvário que ele passava.

Somos todos um pouco culpados quando preferimos não fazer nada. Afinal, não temos mesmo nada com isso. 










No nosso Clube do Livro, tinha uma personagem que presenciava um assassinato. E preferiu dizer que nada tinha visto. Era mais cômodo e mais seguro. Tenho uma antipatia disso! Como assim não temos nada com isso? Por acaso vivemos numa ilha? Por acaso vivemos só neste mundo? Não!!! O que acontece ao nosso redor é sim parte importante da nossa vida.  Mas como somos egoístas e comodistas, adoramos dizer:  ´´não tenho nada com isso´´.
Ah, tá... até o dia em que a gente gritar por socorro e o vizinho pensar a mesma coisa.

15 comentários:

Daniela disse...

Revoltada!!!!!!! Vontade de encontrar essa madrasta!

Anônimo disse...

Meu Deus, em que mundo nós estamos???
Só nos resta rezar por ele..

Anônimo disse...

kika, como sempre vc muxe com a gente.

Anônimo disse...

Desculpa, Kika, saiu errado. Vc sempre mexendo com a gente.

Anônimo disse...

Desculpa, Kika, saiu errado. Vc sempre mexendo com a gente.

Anônimo disse...

A promotora do caso disse isso tudo que vc escreveu: "cada um tem um pedaço de culpa no caixão do Bernardo." E o juiz disse se sentir enganado pelo pai. O advogado do pai, primo e amigo de infância, disse que ele era "um pai desleixado e dominado pelas mulheres." E o pobre Bernardo só queria ter afeto. Agora está no colo de Jesus, num lugar muito melhor do que passou nos últimos 4 anos!

Anônimo disse...

Concordo, Kika. Dá vontade de querer a pena de morte para essa má-dastra. E ninguém fez nada. Nem a familia do menino. que triste.

Flavinha disse...

INdignada.

Anônimo disse...

Deus me perdoe se estiver errada mas esse pai pode até estar envolvido no "suicídio" da mãe do garoto. Pior de tudo é saber que dinheiro parece estar por trás de tudo isso. Aonde vamos parar??
BL

rosamaria junqueira disse...

Penso exatamente como voce Kika.Bernardo teve bem mais assassinos do que aqueles que estao sendo indiciados. Meu Clube do livro foi na terca tambem ! Lemos O filho de mil homens do Valter Hugo Mae e voces o que leram ? Beijos e uma Santa Pascoa pra toda sua familia ( especialmente pra sua avo linda ! )

Anônimo disse...

Kika vai para a política, pleeeeeeease!!!!
Precisamos de pessoas assim.

Anônimo disse...

Quem é menos culpado dessa barbárie???
A má drasta é de todos o que menos afeto tinha por ele.
O imbecil do medicúzinho do pai? Deve ser um dessses homens idiotas que vivem dominados por mulheres.
Cada o juíz e todos esses que ouviram o pedido de socorro dessa pobre criança.
Faz a gente pensar e acreditar que este mundo é nojento.
O que conta é o vil metal, aqui e em todos os mares Kika.
IN...DIGNADA, ENOJADA, REVOLTADA.

Anônimo disse...

É o pecado da omissão.

Anônimo disse...

Esse é o verdadeiro menor abandonado e não teve apoio da "justiça".Os que andam pelas ruas armados cometendo todo tipo de atrocidades são bandidos. O problema é que a nossa "justiça" não sabe diferenciar. A avó havia denunciado maus tratos e pedido a guarda, mas o juiz negou.Todo mundo na cidade sabia o que estava acontecendo com essa criança que, a meu ver, tipifica perfeitamente o menor carente.Quem sabe agora nossos grandes magistrados entendem a diferença... Acho que já passou da hora de nós cidadãos exigirmos indenizações e "responsabilização" (não sei se exite o termo) de representantes da lei e governos que dão progressão de pena, indultos e benefícios a criminosos contumazes que, com uma ficha criminal extensa, saem para as ruas e fazem novas vítimas. Tbém o juiz que não ouviu a queixa do menino e o pedido de guarda da avó deveria responder por omissão de socorro ou coisa que o valha.

Marilia disse...

Kika ,sabiamente você tocou fundo no que cada um de nós temos e escondemos ,por comodismo,pudor ou omissão ! Que tragédia devastadora para pais como nós que amamos e ZELAMOS pelo bem estar e futuro de nossos filhos .Imagino quantos desejariam ter um filho para cuidar e amar,onde a “justiça " no seu marasmo impede a adoção ou mesmo a urgência em tirar o BERNARDO deste lar inadequado.Agora ele está em paz no lar Divino isto nos serve de conforto,com certeza está muito feliz e livre de tudo e todos!,