Paulo Ricardo e o Olhar 43

Não sei porque, mas resolvi baixar no meu Ipod todas as músicas da banda RPM. Vocês se lembram? Não? Então dá um Google em Olhar 43, Alvorada Voraz, Rádio Pirata e se você tiver entre 37 e 50
anos, me conta!!!!!!!!

RPM foi, nos anos 80 a maior, e melhor, banda de Rock do país. E só não foi do mundo, porque os 4 se separaram no auge do sucesso. Os integrantes da RPM eram diferentes. Todos eram classe média alta, fizeram faculdade, tinham um engajamento político grande e muito conhecimento musical.

A cabeça da banda era o genial (e, uma pena, pouco conhecido) Luiz Schiavon. Fera! O vocal ficava com Paulo Suspiros Ricardo! 
E Paulo Ricardo era tudo! Lindo, meigo, tímido, inteligente. Foi eleito o homem mais desejado do Brasil por 2 anos consecutivos.
A banda vendeu mais de 3 milhões de discos só no ano de 1988. Nada se comparava ao RPM.
Depois que a banda se separou, Paulo Ricardo foi para a carreira solo, mas embora bem sucedida, não chegou aos pés dos anos de glória da banda.















Além de bom cantor e compositor, Paulo Ricardo é arranjador e produtor e um gatoooooooooo! Aos 50 anos, ele está cada dia mais lindo! 








PR se casou novinho, aos 23 anos, com Moira Lynch com quem teve uma filha, Paola Victória. Discretíssima, Moira viveu com o cantor por 3 anos,  no auge do seu sucesso, e nunca se viu uma foto dos dois juntos.


Depois, Paulo Ricardo casou-se com a ex-paquita Luciana Vendramini. A fama continuava, mais não havia mais a banda. Foram anos difíceis para ele. Em 2002, o RPM voltou,  fizeram vários shows e um novo CD que, claro, foi um sucesso estrondoso. Depois de Luciana, veio a arquiteta paulista, Rachel Silveira e há dois anos atrás, já sossegado e deitando nos louros, Paulo se casou com Gabriela com quem teve a segunda filha. A vida ficou mais tranquila e segura e em um recente entrevista ele disse que vive, finalmente, do jeito que sempre quis.


















Em sua música Olhar 43, ele compôs um trecho para a princesa-rebelde, Stephanie de Mônaco, onde ele canta ´´Stephanie de Mônaco, aqui estou, inteiro ao seu dispor... princesaaaaaa´´. Fala sério?!?! Todas as mulheres do Brasil queriam ser a princesa de Mônaco!!!!!!!!

E, passados tantos anos, Paulo Ricardo continua até hoje na minha lista dos 20 mais.
Ele e ´´ seu olhar 43, aquele assim, meio de lado, já saindo, indo embora, louco por vocês´´!  E nós por você, PR!!!!









5 comentários:

Anônimo disse...

Melhor banda dos anos 80, 90 e até hoje continua influenciando é a Legião Urbana!!! paulo Ricardo não chega aos pés da genialidade de Renato Russo.

Anônimo disse...

Melhor banda dos anos 80, 90 e até hoje continua influenciando é a Legião Urbana!!! paulo Ricardo não chega aos pés da genialidade de Renato Russo.

Louise disse...

Concordo com vc Kika! Aquele espetáculo cantando "...ja saindo, indo embora louco por vc " era de virar o juizo...
Adorei o revival...
Ui!

Anônimo disse...

O rpm sempre foi superior a Legião em td!O Renato Russo morria de ciúmes do Pauloe admitiu em diversas entrevistas que admirava o Rpm e que era realmente a melhor coisa no Rock Nacional.E de fato,o Legião só começou a reinar quando o Rpm acabou,pois enquanto existiu nos anos 80 era absoluto,uma verdadeira Beatlemania em solo brasileiro.
O clássico primeiro disco do Legião,que tinha "será" nem chegou perto do primeiro do Rpm que tinha"TODOS OS HITS JÁ NA ESTRÉIA" e vendeu 1 milhão.Depois,quando o Legião tava estourado com o segundo disco,inclusive com as rádios tocando sem parar "tempo perdido",o Rpm alcançava simplesmente 3 MILHÕES DE CÓPIAS,com o "Rádio Pirata ao vivo",tornando "London,london" a música mais executada da História do rádio nacional.
Em todas as enquetes de disco preferido,dava rpm depois legião,e de cantores,Paulo e depois Renato,era sempre assim.
Só realmente quando o rpm se tornou vítima do próprio sucesso e acabou,foi que o Legião assumiu a liderança.
É FATO,É HISTÓRIA!
E quanto ao Paulo Ricardo,é um ícone absoluto do rock nacional(e vivo)dono de uma história única e peculiar.
Se tornou o maior fenômeno da indútria,acabou a banda e nos três primeiros cds solo não chegou nem a vinte mil cópias(numa época que nem tinha pirataria)e quando tds achavam que tava acabado,ressucita justamente com a participação do Renato Russo num dueto de "a cruz e a espada",do rpm.
Dai em diante,pelo sucesso que a música fez(uma balada)lança o cd "o amor me escolheu",onde atinge meio milhão de cópias,volta a ser capa de revistas,está em tds os programas de tv e principalmente,a música "dois" e depois"tudo pornada",atingem o PRIMEIRO lugar nas rádios.
AS pessoas,principalmente quem gosta de rock,adoram fingir que essa parte não existiu(rsrsrs),mas é fato que de 98 a 2001,o PR tava entre os artistas mais populares do pais de novo,um sucesso estrondoso,só que dessa vez,não mais no rock.
Se segiu a esse,um cd em homenagem a Roberto Cralos que vendeu 350.000 cópias,e o último dessa trilogia romântica,que tinha "imagine",autorizada por Yoko Ono e com direito ao PR entrevistando a ela no Fantástico.
Depois disso,ele apesar do enorme sucesso e de ter reerguido a carreira,COMERCIALMENTE FALANDO,abandonou td isso(doido rsrsrs)por reconhecer que sentia saudades era do rock.Voltou então o Rpm e denovo emplacou dois sucessos(novela esperança e bbb).
Mas como o bichinho é meio doido,novamente larga esse sucesso e acaba com o rpm em meio a brigas.
Resultado,nem podia mais posar como ídolo romântico,nem ter o rpm.
Ai passou anos fazendo shows acústicos(mas nunca sumiu da mídia)e shows com banda em eventos.
Finalmente,para provar que apesar de doidinho(acabou com carreira de sucesso duas vezes)é o cara mais sortudo que já vi,conseguiu voltar o rpm e a amizade entre os músicos e se estabilizar de vez.
O rpm hoje faz shows com lotação esgotada em tds os lugares que toca,já foi indicado ao Grammy pelo cd "Elektra" e o Pr continua aparecendo sempre por ai,(só esse ano já vi na Fátima Bernardes,Faustão,Justus,etc,fora revistas,Caras e tal.
Além disso é inacreditavelmente bonito,prestes a fazer 52 anos esse ano(quem já foi num show atual,como eu fui,sabe que tem meninas de 13,15,se esgoelando pelo cara,além das outras)continua despertando o mesmo efeito nas mulheres,quem duvidar procura vídeos atuais no youtube,como um show em Cuiabá para 60.000 pessoas,depois do jogo da Copa.
Enfim,o Paulo Ricardo é um desses artistas consolidados,consagrados,que sempre vai gerar interesse,pq vc não fala da história dos anos 80,sem falar dele.
Você não fala da história da música pop no Brasil sem falar nele.
E você não fala nem do rock,nem da própria história da indústria do entretenimento,sem falar dele.
Tem e terá PARA SEMPRE o título de disco mais vendido do rock nacional e de um dos maiores fenômenos da música brasileira.
Portanto,Paulo Ricardo,apesar de ainda ser moderno e atual,já é ETERNO!!!

Samuel Silva disse...

Concordo com o texto acima que diz que o Paulo Ricardo é eterno. Conheço bem de rock nacional dos anos 80 porque vivi bem aquela época. Já tive banda e sou médico hoje e nunca deixo de ouvir os caras dos anos 80: Blitz, Lobão, Titãs, Paralamas, Ultraje, Ira, Plebe, Legião, etc. Muitas qualidades têm aquelas bandas, mas tem gente que não quer reconhecer o mérito do Paulo Ricardo e sua bagagem musical e cultural. Quem entende pouco ou é aficcionado por uma banda apenas é que tem essa rixa com o cara. O cara é fera sim, é bonitão e talentoso. Isso não vai deixar ninguém menos macho, não. Existem muitos caras bons no cenário nacional o que não tira em nada o mérito do Paulo Ricardo. Cada um tem seu talento. O Paulo se mantem vivo e não entrou no processo de auto-destruição do rock and roll, ainda bem para os fãs do BRrock. Parabéns para as bandas boas do Brasil de todos os tempos e parabéns ao Paulo Ricardo e ao RPM por nos presentearem com suas belas canções e sua história ímpar!!