Não sei porque, mas resolvi baixar no meu Ipod todas as músicas da banda RPM. Vocês se lembram? Não? Então dá um Google em Olhar 43, Alvorada Voraz, Rádio Pirata e se você tiver entre 37 e 50
anos, me conta!!!!!!!!
anos, me conta!!!!!!!!
RPM foi, nos anos 80 a maior, e melhor, banda de Rock do país. E só não foi do mundo, porque os 4 se separaram no auge do sucesso. Os integrantes da RPM eram diferentes. Todos eram classe média alta, fizeram faculdade, tinham um engajamento político grande e muito conhecimento musical.
A cabeça da banda era o genial (e, uma pena, pouco conhecido) Luiz Schiavon. Fera! O vocal ficava com Paulo Suspiros Ricardo!
E Paulo Ricardo era tudo! Lindo, meigo, tímido, inteligente. Foi eleito o homem mais desejado do Brasil por 2 anos consecutivos.
A banda vendeu mais de 3 milhões de discos só no ano de 1988. Nada se comparava ao RPM.
Depois que a banda se separou, Paulo Ricardo foi para a carreira solo, mas embora bem sucedida, não chegou aos pés dos anos de glória da banda.
Além de bom cantor e compositor, Paulo Ricardo é arranjador e produtor e um gatoooooooooo! Aos 50 anos, ele está cada dia mais lindo!
PR se casou novinho, aos 23 anos, com Moira Lynch com quem teve uma filha, Paola Victória. Discretíssima, Moira viveu com o cantor por 3 anos, no auge do seu sucesso, e nunca se viu uma foto dos dois juntos.
Depois, Paulo Ricardo casou-se com a ex-paquita Luciana Vendramini. A fama continuava, mais não havia mais a banda. Foram anos difíceis para ele. Em 2002, o RPM voltou, fizeram vários shows e um novo CD que, claro, foi um sucesso estrondoso. Depois de Luciana, veio a arquiteta paulista, Rachel Silveira e há dois anos atrás, já sossegado e deitando nos louros, Paulo se casou com Gabriela com quem teve a segunda filha. A vida ficou mais tranquila e segura e em um recente entrevista ele disse que vive, finalmente, do jeito que sempre quis.
Em sua música Olhar 43, ele compôs um trecho para a princesa-rebelde, Stephanie de Mônaco, onde ele canta ´´Stephanie de Mônaco, aqui estou, inteiro ao seu dispor... princesaaaaaa´´. Fala sério?!?! Todas as mulheres do Brasil queriam ser a princesa de Mônaco!!!!!!!!
E, passados tantos anos, Paulo Ricardo continua até hoje na minha lista dos 20 mais.
Ele e ´´ seu olhar 43, aquele assim, meio de lado, já saindo, indo embora, louco por vocês´´! E nós por você, PR!!!!
5 comentários:
Melhor banda dos anos 80, 90 e até hoje continua influenciando é a Legião Urbana!!! paulo Ricardo não chega aos pés da genialidade de Renato Russo.
Melhor banda dos anos 80, 90 e até hoje continua influenciando é a Legião Urbana!!! paulo Ricardo não chega aos pés da genialidade de Renato Russo.
Concordo com vc Kika! Aquele espetáculo cantando "...ja saindo, indo embora louco por vc " era de virar o juizo...
Adorei o revival...
Ui!
O rpm sempre foi superior a Legião em td!O Renato Russo morria de ciúmes do Pauloe admitiu em diversas entrevistas que admirava o Rpm e que era realmente a melhor coisa no Rock Nacional.E de fato,o Legião só começou a reinar quando o Rpm acabou,pois enquanto existiu nos anos 80 era absoluto,uma verdadeira Beatlemania em solo brasileiro.
O clássico primeiro disco do Legião,que tinha "será" nem chegou perto do primeiro do Rpm que tinha"TODOS OS HITS JÁ NA ESTRÉIA" e vendeu 1 milhão.Depois,quando o Legião tava estourado com o segundo disco,inclusive com as rádios tocando sem parar "tempo perdido",o Rpm alcançava simplesmente 3 MILHÕES DE CÓPIAS,com o "Rádio Pirata ao vivo",tornando "London,london" a música mais executada da História do rádio nacional.
Em todas as enquetes de disco preferido,dava rpm depois legião,e de cantores,Paulo e depois Renato,era sempre assim.
Só realmente quando o rpm se tornou vítima do próprio sucesso e acabou,foi que o Legião assumiu a liderança.
É FATO,É HISTÓRIA!
E quanto ao Paulo Ricardo,é um ícone absoluto do rock nacional(e vivo)dono de uma história única e peculiar.
Se tornou o maior fenômeno da indútria,acabou a banda e nos três primeiros cds solo não chegou nem a vinte mil cópias(numa época que nem tinha pirataria)e quando tds achavam que tava acabado,ressucita justamente com a participação do Renato Russo num dueto de "a cruz e a espada",do rpm.
Dai em diante,pelo sucesso que a música fez(uma balada)lança o cd "o amor me escolheu",onde atinge meio milhão de cópias,volta a ser capa de revistas,está em tds os programas de tv e principalmente,a música "dois" e depois"tudo pornada",atingem o PRIMEIRO lugar nas rádios.
AS pessoas,principalmente quem gosta de rock,adoram fingir que essa parte não existiu(rsrsrs),mas é fato que de 98 a 2001,o PR tava entre os artistas mais populares do pais de novo,um sucesso estrondoso,só que dessa vez,não mais no rock.
Se segiu a esse,um cd em homenagem a Roberto Cralos que vendeu 350.000 cópias,e o último dessa trilogia romântica,que tinha "imagine",autorizada por Yoko Ono e com direito ao PR entrevistando a ela no Fantástico.
Depois disso,ele apesar do enorme sucesso e de ter reerguido a carreira,COMERCIALMENTE FALANDO,abandonou td isso(doido rsrsrs)por reconhecer que sentia saudades era do rock.Voltou então o Rpm e denovo emplacou dois sucessos(novela esperança e bbb).
Mas como o bichinho é meio doido,novamente larga esse sucesso e acaba com o rpm em meio a brigas.
Resultado,nem podia mais posar como ídolo romântico,nem ter o rpm.
Ai passou anos fazendo shows acústicos(mas nunca sumiu da mídia)e shows com banda em eventos.
Finalmente,para provar que apesar de doidinho(acabou com carreira de sucesso duas vezes)é o cara mais sortudo que já vi,conseguiu voltar o rpm e a amizade entre os músicos e se estabilizar de vez.
O rpm hoje faz shows com lotação esgotada em tds os lugares que toca,já foi indicado ao Grammy pelo cd "Elektra" e o Pr continua aparecendo sempre por ai,(só esse ano já vi na Fátima Bernardes,Faustão,Justus,etc,fora revistas,Caras e tal.
Além disso é inacreditavelmente bonito,prestes a fazer 52 anos esse ano(quem já foi num show atual,como eu fui,sabe que tem meninas de 13,15,se esgoelando pelo cara,além das outras)continua despertando o mesmo efeito nas mulheres,quem duvidar procura vídeos atuais no youtube,como um show em Cuiabá para 60.000 pessoas,depois do jogo da Copa.
Enfim,o Paulo Ricardo é um desses artistas consolidados,consagrados,que sempre vai gerar interesse,pq vc não fala da história dos anos 80,sem falar dele.
Você não fala da história da música pop no Brasil sem falar nele.
E você não fala nem do rock,nem da própria história da indústria do entretenimento,sem falar dele.
Tem e terá PARA SEMPRE o título de disco mais vendido do rock nacional e de um dos maiores fenômenos da música brasileira.
Portanto,Paulo Ricardo,apesar de ainda ser moderno e atual,já é ETERNO!!!
Concordo com o texto acima que diz que o Paulo Ricardo é eterno. Conheço bem de rock nacional dos anos 80 porque vivi bem aquela época. Já tive banda e sou médico hoje e nunca deixo de ouvir os caras dos anos 80: Blitz, Lobão, Titãs, Paralamas, Ultraje, Ira, Plebe, Legião, etc. Muitas qualidades têm aquelas bandas, mas tem gente que não quer reconhecer o mérito do Paulo Ricardo e sua bagagem musical e cultural. Quem entende pouco ou é aficcionado por uma banda apenas é que tem essa rixa com o cara. O cara é fera sim, é bonitão e talentoso. Isso não vai deixar ninguém menos macho, não. Existem muitos caras bons no cenário nacional o que não tira em nada o mérito do Paulo Ricardo. Cada um tem seu talento. O Paulo se mantem vivo e não entrou no processo de auto-destruição do rock and roll, ainda bem para os fãs do BRrock. Parabéns para as bandas boas do Brasil de todos os tempos e parabéns ao Paulo Ricardo e ao RPM por nos presentearem com suas belas canções e sua história ímpar!!
Postar um comentário