Ganhou o reforço de intelectuais, pesquisadores e estudiosos do comportamento humano.
Uma especie de Nova Ordem Mundial, que prega que o novo século será das pessoas que sabem exatamente o limite tênue entre manter a vida privada e saber se comunicar com um mundo sem fronteiras.
Difícil? Não.
O livro ´´O poder dos quietos´´ mostra com clareza como aquela criança calada, com zero de popularidade na escola, que não fica dedilhando seu Iphone de 5 em 5 minutos, tem muito a dizer. E o mais importante: são elas que o mundo quer escutar.
Viver então no isolamento total? Claro que não! Longe disso! Daí o desafio.
Num mundo globalizado é necessário se falar todas línguas. O que não quer dizer ser um poliglota. Quer dizer: ter a capacidade e a sabedoria de saber falar a língua do porteiro, do taxista, do pagodeiro, do ministro, do padre, do presidente. As diferenças sociais estão cada vez menores. O pagodeiro hoje, pode morar ao lado do ministro na Vieira Souto. O presidente pode precisar do voto do porteiro amanhã. E por aí vai. Essa ideia de convivermos somente com os nossos ´´iguais´´ socialmente falando, está pra lá de atrasada. Resquício pobre do Brasil colônia, ultrapassado e antigo. Até a pragmática realeza britânica se rendeu a uma plebéia. Para os estudiosos da Nova Ordem, sinal da evolução da nobreza.
Lady Di, Obama, Luciano Huck e Hebe, por exemplo, embora num patamar quase inatingível de poder, popularidade e dinheiro, souberam e sabem se comunicar com o mundo heterogêneo e diversificado.
Ao mesmo tempo, a privacidade será um item de luxo. Dominado por poucos. A super-exposição da vida privada entrará rapidamente em declínio e os que souberam preservar a sua, serão donos do ouro. As redes sociais vieram com tanta sede ao pote, que o limite foi ultrapassado, e o mundo não quer mais saber o que você comeu no café da manhã, o que cozinhou, comprou ou se fez check in em Paris. O mundo vai querer saber o que fazem os que não falam o que fazem.
Então ser popular, bem sucedido ou famoso será um problema? De jeito nenhum! Pelo contrário! Isso é uma consequência de seus feitos e será ótimo, desde que você não precise gritar (ou postar) aos quatro ventos que o é. Deixe que os outros digam.
É preciso muita inteligencia e bom senso, para saber qual é o limite entre projeção e popularidade e
exibicionismo puro e simples.
Meryl Streep, por exemplo, está em todos os red carpets e estrela vários filmes por ano e não se furta de se posicionar politicamente. Mas isso é tudo o que se sabe sobre a vida de uma das mais populares, famosas, premiadas e bem pagas atrizes do mundo.
Bono Vox, do U2, é casado e tem 4 filhos. Mas onde ele passa as férias? E sua mulher, Alisson, comprou qual bolsa? Nem uma palavra.
Malu Mader é atriz, abriu as portas de sua casa para várias revistas de decoração, está sempre presente em lançamentos, estreias e shows. E só.
É como se compararmos a vida a um castelo medieval: com muros altos, sim, mas com enormes pontes, para que por elas, possam entrar todas as pessoas, de qualquer lugar, classe, cor ou credo.exibicionismo puro e simples.
Meryl Streep, por exemplo, está em todos os red carpets e estrela vários filmes por ano e não se furta de se posicionar politicamente. Mas isso é tudo o que se sabe sobre a vida de uma das mais populares, famosas, premiadas e bem pagas atrizes do mundo.
Bono Vox, do U2, é casado e tem 4 filhos. Mas onde ele passa as férias? E sua mulher, Alisson, comprou qual bolsa? Nem uma palavra.
Malu Mader é atriz, abriu as portas de sua casa para várias revistas de decoração, está sempre presente em lançamentos, estreias e shows. E só.
E sem nenhum outdoor brilhante e coruscante alardeando aos quatro ventos o que fazemos lá dentro.
Nos dias de hoje, onde, embora tenhamos as vidas absolutamente expostas nas redes sociais, onde as pessoas estão cada vez mais solitárias e confinadas em seus mundos, tão incapazes de olhar para o outro de verdade, essa Nova Ordem Mundial será para poucos.
18 comentários:
Estou interessadissima neste assunto...vou comprar o livro hoje!!! Belo texto Kika...arrasando 'as usual'
Realmente,
Concordo com a Flavinha! Arrasou no texto!!! O orgulho desta minha amiga tão querida!
Amei o texto. Já tinha visto esse livro na livraria e fiquei interessada mais acabei não comprando, mas agora depois desse texto fiquei mais interessada ainda. Vou comprar já.
bjosss
Kika,
como sempre, vc é tuuuuudo! Texto impecável. Vc é uma que com certeza sabe usar essa Nova Ordem. Tem um blog - o melhor da cidade e do país!- e não mostra sua intimidade, pelo menos, mostra pouco. Vc é inteligente e muito chique!
Parabéns pelo post! O seu blog é o começo dessa Nova Ordem!
beijos!!!!
Anna Flávia
concordo com tudo! tomara que uns e outros que acham que a vida tem que ficar no outdoor, leiam o seu blgo, kika.
Uau ! Arrasou ! Vou correndo comprar o livro ! Excelente texto ! Beijosss
Muito legal e veio na hora certa. Otimo post, como sempre.
Parabens
Fui
Eu comecei ler ontem!!
Como sempre, seu blog se destaca. Li sobre isso no jornal, mas vc escreveu muito melhor! Vc ja leu Estudos da vida privada? Tb é sobre isso. Bjs
Tete
Otimo post.
Anna querida!
Muito obrigada pelos elogios! Recebi também seu email e já te respondi!
Beijos!!!!
Tete,
Ainda não li este livro, mas vai para a minha quilométrica lista de futuras leituras!
Beijos!!!!
Ufa ! Existe vida inteligente nesta terra !
Gostaria de saber qual o motivo dos que "NAO GOSTAM DE SE EXPOR" se preocuparem tanto com quem gosta? Cada pessoa tem o direito de viver da forma como lhe for mais conveniente!!! Da mesma maneira que disse no ultimo comentario da Cristian Grey, faco o mesmo aqui, deixem que as pessoas sejam felizes, livres e se alguns nao se expoem é porque acham outras coisas mais interessantes pra fazer e quem expoe usa dessa ferramenta para mostrar seus ideais ou enfim querem passar alguna mensagem, carencia ....acho .que um psicanalista poderiam avaliar isso bem melhor que eu claro! O que eu acho mais engracado é que uma grande maioria que diz nao gostar de aparecer, diz detestar instagram de facebook, e etc ... Criam fakes ou se escondem atraves de suas marcas pra fuxicar a vida alheia dos que gostam de aparecer. A verdade é uma so, a curiosidade faz parte do ser humano. A maioria quer se destacar de alguma maneira e adoram ver e ser vistos, com poucas excessoes. Alias essas poucas excessoes nao estao nem ai para quem gosta de ficar nos holofotes!!!!!
BTW achei o texto otimo, vc escreve muito bem!!!!
Anônimo querido aí de cima!
Na verdade, acho que você não entendeu o texto. Não é uma ode à não-exposição. Muito pelo contrário! Quer alguém com mais exposição que Obama? Na verdade o que o post fala é que existem várias pesquisas, teses, livros e documentários que mostram que o mundo, de uma maneira geral, e a mídia, em particular, se interessará mais, no futuro, por aquelas pessoas que sabem a medida certa entre exibicionismo e comunicação.
E concordo com você, a curiosidade é que move o mundo!
E quando se expõe demais, aí já é uma opinião minha pessoal, a curiosidade deixa de ser aguçada, perde-se a graça, o charme, o mistério. O grande desafio das pessoas públicas ou não, é saber exatamente qual é esse limite.
Eu, por exemplo, ainda não sei. Afinal tenho TRÊS blogs e não gosto de Facebook nem Instagram. Vai entender a cabeça das pessoas...
Beijos carinhosíssimos!!!!
Kika, as pessoas estão bem longe de entender o seu texto. Elas continuam querendo se mostrar para serem ''elogiadas''. Coitadas. Os elogios sào só o ''curtir''. Já Pelas costas ...
Ola Kika, pode ser que eu nao tenha entendido bem o seu texto, tenho uma grande mania de tentar ler sob a otica da mensagem subliminar... Penso eu que devo ler o livro, talvez eu mude minha opiniao!! Ja li muitos livros sobre teses, sobre os desejos do futuro alias minha ultima leitura foi " A nova cultura do desejo" de Melinda Davis nao sei se voce leu, nem precisa leitura super chata, na minha opiniao... E a partir dai me deu um pouco de preguica de tentar sempre ficar antecipando o que vai ser.... Alias isso so gera ansiedade, mais do que ja tenho...portanto, adoro os debates inteligentes, de pessoas comuns que falam a mesma lingua!! Quero viver mais o presente pois sempre estou pensando la na frente e cheguei a conclusao que a felicidade nao esta la e sim aqui agora!!! Resumindo nao sou Obama muito menos Paris rsrsr e se agora gostamos de saber o sabor do cafe que eles preferem, amanha quem sabe nao vamos mais querer saber sobre nada!! C' est la vie!!! Obrigada pela resposta!!! Bjss
Anônimo querido!
Sou eu quem agradeço este bom debate!
Fico muito feliz que tenhamos pontos de vistas parecidos e outros opostos. E fico mais feliz ainda em saber que pessoas inteligentes, preparadas e articuladas como vc, leem o blog! Uma pena que vc ainda seja um ''anônimo'', pois adoraria conhece-lo!
Beijos carinhosíssimos!!!
By the way, lembrei-me de uma frase tão óbvia e ao mesmo tempo tão real, depois que li seu comentário: ''penso, logo existo''.
Postar um comentário