A nova classe alta



Nizan Guanaes não é dos meus favoritos. Mas ultimamente ele tem me surpreendido com sua coluna semanal da Folha de São Paulo.
Esta semana, especialmente, ele brilhou. Sua coluna, com título de ''A nova classe alta'' é um baita puxão de orelha nos ricos brasileiros. Ricos que ele diz, somos todos nós, que tivemos acesso irrestrito à educação, mercado de trabalho e oportunidades. Que não fomos discriminados pela nossa cor, nem posição social.
E que puxão de orelha...
''É preciso educar os filhos da elite ... essa elite, ao qual pertenço, as vezes parece mais mobilizada  para educar os pobres do que os próprios filhos.''  Segundo ele, ser rico é ''um privilégio (quando se herda), um merecimento (quando se conquista) e uma responsabilidade (em ambos os casos)'' E segundo ele, a elite brasileira não ensina seus filhos que um bom livro é melhor que uma sacola de shopping, que trabalho social é mais gratificante do que uma barriga tanquinho. ''Educar bem uma criança não é deixá-la crescer num shopping, consumindo loucamente, sem ter desafios nem sonhos que transcedam o próximo modelo de Iphone, é falta de amor com ela e falta de responsabilidade com o país''.
E ele vai mais longe: ''se você é brasileiro e quer ter um caso secreto em NY, leve sua namorada à biblioteca. Lá com certeza, você não encontrará nenhum conterrâneo''.

Nizan, como bom marqueteiro, continua contando da sua infância simples na Bahia e termina narrando sua visita à casa de Bill Gates, onde o bilionário fez questão de mostrar cheio de orgulho, não um carrão na garagem ou um avião no terraço, mas sim sua imensa biblioteca, repleta de livros raros que ele pretende um dia, compartilhar com o mundo.

Grande Nizan! Sua coluna merece ser recortada e colada no espelho das nossas casas, para que quem sabe um dia, a gente aprenda o que ser um verdadeiro cidadão.














19 comentários:

Mariana Fonseca disse...

Felizmente estamos tendo a oportunidade de ver bons exemplos de brasileiros que não tiveram uma infância rica em termos materiais mas rica em sabedoria, conhecimento e souberam aproveitar delas para melhorar nosso país. Dentre eles os ministros do STF Joaquim Barbosa e Carlos
Ayres Brito que de herança receberam de seus pais os verdadeiros valores que nos tornam seres humanos melhores, valores estes que não podem ser comprados nem por todo dinheiro do mundo. Criar nossos filhos com simplicidade e sabedoria é uma tarefa árdua e difícil proncipalmente neste mundo globalizado e informatizado, mas temos que noa ater a superar o comodismo e incentivar cada dia mais a leitura de um bom livro, a solidariedade com todos que precisam e a valorização e tudo o que temos e que somos. Estender a mão para o próximo é fazer o bem para si mesmo, ser humilde não é uma qualidade e sim uma obrigação. Pequenos valores fazem uma grande diferença.

Anônimo disse...

Kika , tinha lido mas achei o seu texto mais claro que o dele, gosto dele mas acho que não escreve bem. De qq forma a idéia principal foi muito valida . Junia

Anônimo disse...

Mariana , infelizmente não a conheço pessoalmente mas , o post ora colocado , vem apenas confimar o conceito que tenho a seu respeito. Parabéns

Adriana disse...

Assino embaixo.
Muita, muita gente em Bhte tinha que ler !!!!!!
Vamos trocar o shopping pelos museus e bibliotecas minha gente!!!!!

Tania Araújo disse...

Kika,tem muita gente que conheço que deveria imprimir mesmo este seu post e comentario de Mariana e colar no espelho, para ver se aprende mesmo algumas coisas!!!!
Por isso é que o seu blog é minha leitura diária! bjs,
Tânia

Anônimo disse...

Primeira vez que entro nesse blog ... E me espantei em ver este primeiro post aqui... Blog repleto de futilidades e nenhuma utilidade publica ..

Denise disse...

kika
procurei o texto depois que li o post e concordo com a Junia: o seu texto ficou melhor. Vc escreve mil vezes melhor do que o Nizan!
bjs para vc!

Kika Gontijo disse...

Mari amiga,
como sempre seus comentários são melhores que os meus posts!
Beijos!!!!

Kika Gontijo disse...

Anônimo aí de cima!
Concordo com você Ipsis Littris!
Este não é mesmo um blog de utilidade pública. E é mesmo repleto de futilidades, afinal falo de sapatos, bolsas, jóias, futebol, novela, decoração, arte, bijoux, beleza, fofoca, eventos sociais, ópera, estilo de vida, livros, quadros, batons, filhos, maridos, homens, mulheres, maquiagem, colares, pulseiras, cinema...

Anônimo disse...

Olá Kika!!!

Já tinha lido a coluna do Nizan essa semana e achei uma excelente reflexão. Meu pai sempre me ensinou que a única coisa que nunca tirariam de mim, sendo rica ou pobre, seria o conhecimento. E assim como o pai do Nizan, o meu preferiu que eu estudasse nos melhores colégios a ter um carro do ano. Serei eternamente grata por isso!
Bjs, Milla.
P.S.: adoro o blog, visito todos os dias!

Anônimo disse...

kkkkkkkk Adorei sua resposta para o anonimo que entrou a primeira vez!!!! Primeira e última, a gente espera, porque se quer utilidade pública, vai entrar no blog da prefeitura, chato.
Anonimo II .

Ines Valle disse...

Kika, adorei e muito apropriado neste momento onde o consumismo exacerbado, o ter e o aparecer tem sido o mais importante para esta "nova classe alta". Na minha casa o verbo de ordem é SER sempre!!! Bjs e parabéns pelo post!!!

Ines Valle disse...

Bruna me orgulhou muito na nossa última viagem quando preferiu visitar um Museu a fazer compras!!! Obrigado Senhor!! Que ela continue assim, trabalhando, tendo responsabilidade social, fazendo curso de história da arte e amando museus!!! Infelizmente no quesito leitura ela não me puxou, sempre digo que quem gosta de ler não sofre de solidão...Milton por outro lado é um devorador de livros!!! Tenho muito orgulho dos meus filhos e de seus valores!!!

Anônimo disse...

Vamos todos refletir sobre as nossas atitudes e exemplos. Convivo com a classe "a" de BH e infelizmente a futilidade é imensa e exarcebada. Pena!

Mariana Fonseca disse...

Queridos anônimo e Tânia,
Seria um enorme prazer conhecê-los pessoalmente, muito obrigado pelos elogios. E vc Kika querida, quem me dera escrever melhor que vc, um dia ainda chego lá.
Bjnhos, Mari

Anônimo disse...

Kika, muito oportuno o seu post. Não é só em BH, Sampa ou Salvador que possuem uma elite fútil. Na minha cidade, em Belém, além de fútil e inculta, é despreparada para os desafios do século XXI. Ainda predomina a idéia que o Estado deve ser o grande provedor de todas as necessidades, seja dos pobres ou até deles mesmos. Nenhum tipo de consciência, a não ser a consumista e imediatista.O belo casario colonial está em ruínas porque predomina a idéia de vende-los para construções de espigões. Manter áreas verdes para as futuras gerações??? Nem pensar! Doaçoes de obras de arte, livros raro a museus? Só com o "patrocínio " estatal!! O pior, que os últimos expoentes intelectuais da elite econômica e cultural do Pará estão morrendo, por exe. o filósofo Benedito Nunes , não houve reposição, seremos comandados por um bando de mediocres. Com tristeza, da sua fã de Belém.

Kika Gontijo disse...

Ines,
você tem mesmo que se orgulhar dos seus filhos. Bruna é mesmo um doce de moça, esforçada, trabalhadora, inteligente, gentil e preparada e ... linda!!!
Não é fácil passar tantos valores sólidos, num mundo onde o concreto é tão superficial e raso.
Parabéns à você e Ivan.
Sou fã de carteirinha da sua filhota!!
Beijos carinhosos!!!

Ines disse...

Kika, muito obrigada pelos elogios carinhosos a Bruna. Não fizemos nada de especial, somente ensinamos que eles devem se gostar como são.
By the way, a Bruna leu 8 livros neste ano, está melhorando....
Adorei te encontrar ontem....
Bjos

Anônimo disse...

I am гeally enjoyіng the theme/design of
your wеb sіte. Do you ever run intο any
internеt browser compatibility problems?
Α couple of my blog readeгs haѵe сοmρlaіnеd about mу site not woгking corгectly in Explorег but lοokѕ gгeat in Opera.

Do you hаѵe any solutions to help fix this
iѕsue?
My homepage : Homepage des Autors besuchen