O que você prefere?


O que você prefere, amar menos e sofrer menos ou amar mais e sofrer mais?
Para mim, esta é a única e verdadeira questão. Você pode observar corretamente que não se trata de uma pergunta de verdade. Porque não temos escolha. Se tivéssemos escolha, então existiria uma pergunta. Mas não temos. Então, não existe pergunta. Quem pode controlar o quanto ama? Se você consegue controlar, eu te digo: não é amor. Não sei que nome dar a isso, mas não é amor.
É assim que começa o livro do mês do nosso Clube. Com essa pergunta aparentemente simples, mas tão complexa se pararmos para pensar.
A Única História de Julian Barnes, conta o romance conturbado entre um jovem de 19 anos e uma mulher de 52, nos anos 60, época em que a ao mesmo tempo que a liberdade sexual entrava na sociedade pela porta da frente, os costumes moralistas ainda reinavam nas salas e nos quartos.

Até que ponto vivemos uma vida de ´´sofrer menos´´, por conveniência? E amar mais é mesmo crucial? Não podemos simplesmente viver uma vida morna? Sem tanto amor, mas também sem tanto sofrimento? Será, meu Deus, que não pode existir um grande amor com final feliz? Sem sofrimento, senhor Barnes???
Na noite fria de agosto, chegamos a conclusão que ... ninguém sabe a resposta. Cada uma de nós tinha uma Única História para contar. E outras ainda estava escrevendo a sua.
Meu Clube do Livro.... amo vocês. São vocês que sacodem a poeira de uma vida morna. Por vocês eu amo mais e sofro menos!

























Um comentário:

Monica Blatt disse...

Que calça linda, Dona Kika! Pelamor!!!!! 😱😱😱😍😍