Todo dia

Esta semana estava conversando com um amigo e perguntei sobre sua namorada. Ele me disse que ela era ótima porque ela era leve.
Na hora fiquei com um pouquinho de antipatia. Leve... sei. Ela tem que ser leve mesmo, já que tem 30 anos, não estuda, nem trabalha, mora com os pais e a única obrigação é dar água para o gato! Tem que ser leve mesmo! Leve como uma pluma!!!!
Vai ser leve com 2 ou 3 filhos pequenos! Vai ser leve tendo que passar a noite em claro com um bebê chorando! Vai ser leve tendo que trabalhar o dia todo, chegar em casa e fazer Para Casa com o filho e depois dar banho, contar história e fazer dormir! Vai ser leve tendo que administrar uma casa, fazer sacolão, pagar as contas e ainda ter que ficar bonita!

Mas, depois parei para pensar sobre o que exatamente quer dizer ser leve. Pensei, pensei, pensei e cheguei a conclusão que fui um pouco ranzinza. Elis Regina antes de morrer, deixou um recado para sua filha Maria Rita: que ela ´´levasse a vida com leveza´´. Elis nunca foi leve. Sabia do que estava falando.

Entendi então, que ser leve não quer dizer não ter responsabilidades ou tarefas rotineiras. Ser leve tem a ver com o seu estado de espirito. Tem a ver com seu bom humor depois de um dia cheio, tem a ver com a sua paciência quando tudo parece desandar, tem a ver com o seu sorriso quando nada parece dar certo, com a sua perseverança diante do impossível. Tem a ver com rir de si mesma e não esperar muito dos outros, nem da vida. Tem a ver com ser grato e generoso. Tem a ver com esquecer o que não tem importância, relevar as bobagens e apagar do dicionário a palavra mesquinharia. É possível fazer isso com filhos, sem filhos, com 20 anos, com  50, com 100 anos! Depende só da gente.
Ah, sim, lembrando que ser leve vale para as mulheres ... e para os homens também!!! Tem coisa mais maçante que homem ´´pesado´´?






5 comentários:

Anônimo disse...

E vc não foi leve.
A namorada do rapaz ser leve, te fez pesada e falar assim da garota, (coitada), acredito que leveza da garota não a deixa imaginar que vc fala assim dela, ainda mais sendo amiga do namorado dela rsssss.
Que pensamento pesado... rsrs

Vamos ser leves.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber qual a definição de "leve" que o teu amigo tem, Kika. Por que eu conheço gente que trocou relação estável para ficar com gente leve, mas depois de um ano foi atrás da primeira. kkkkkkkk

Alessandra disse...

Kika I love u.

Anônimo disse...

leve pode ser sinônimo de burra, superficial, fútil... pode ser... um perigo! pode ser, pode não ser...

Anônimo disse...

Que dó... Prejulgar as pessoas dessa forma.
Nossa!
Muitas se ocultam em seus defeitos e prejulgam os outros sem ao menos conhecer.
Ela pelo menos é uma moça amada pelo companheiro. (Ele me disse que ela era ótima porque ela era leve.)...
Para ele, ela é ótima. Isso que importa (sem se importar com a definição alheia do "leve" que ele menciona).
O que muitas inteligentes não são. Amandas pelo companheiro, bem lembradas.
Tem muitas que "arrotam" que são dona de casa, e nem sabem cuidar do lar.
Por não estudar, não trabalhar, e cuida do gato, ser apontada dessa forma?!.
Que sentimento ruim dessas pessoas "estudadas", "trabalhadoras", que exemplo de manifestação com relação ao próximo.
Muitas que comentam são sustentadas por maridos, não cuidam de casa pra ficar em shopping, não sabem nem fazer comida e lavar vasilhas... e ainda tem esse pensamento.

Como diz o ditado: "Sentar no rabo para falar dos outros"