Oscar de la Renta

16 de dez de 2016

Verdade ou Mentira?

Outro dia uma amiga me contou que está circulando nos grupos de Whatsapp uma foto de uma caminhão cheio de criancinhas mortas sem os órgãos. A Folha de SP hoje contou que a tal  foto é provavelmente uma montagem e que nunca foi descoberto um caminhão desses.
Ontem recebi um vídeo com um assalto dizendo que foi no bairro onde moro. Logo depois, recebi outra mensagem dizendo que o tal assalto foi em SP e há anos atrás.
E igual a essas noticias existem várias. É vídeo de gente apanhando, gente batendo, criança chorando, casa caindo. E tome o tal do ´´repassando...´´. E podem reparar que quem repassa raramente (ou nunca) lê, ouve ou assiste. Simplesmente ´´repassa´´ os acontecimentos catastróficos ou as correntes enormes que tem sempre o nome de alguém famoso no final, tipo Arnaldo Jabor, Papa Francisco ou Chico Buarque.
E a gente vira refém dessas notícias falsas.
Desde o advento da internet não dá mais para acreditar em tudo o que se lê, ouve ou vê. Neste mundo digital somos todos editores de jornal ou revistas. Escrevemos, filmamos, postamos, repassamos, o que nos dá na telha, e azar se é falso ou não. Eu mesmo faço isso!!!! Me passam uma noticia, pimba! Eu posto! Se não for verdade o pobre do noticiado é que se vire para desmentir!!!!!
Ou seja, mea culpa, mea máxima culpa. Tenho um blog e nele escrevo que bem entendo. Detono a Kim Kardashian, falo que Amal e George vão se separar, digo que usar um lenço azul é tendência e que ter um brinco de bolotas é vital para a sobrevivência! Faço parte dessa horda que irresponsavelmente repassa sem ler, posta sem saber, garante sem ter certeza, dita moda, comportamento e estilo de vida, sem ter o menor conhecimento do que está falando.  E com isso incendeia uma sociedade carente de conhecimento e senso crítico.
Tem conserto? Não sei. Mas segundo uma grande reportagem na Folha de SP, os gigantes do Vale do Silício, Google e Facebook, estão tomando providencias para noticias falsas parem de circular.
Ai meu Deus! Só falta eles cancelarem este blog!!!!




3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto!!! Será que mais esse prazer nos será ceifado??? O de lê-la?? Tem muita baboseira nos enchendo, ah isso tem!!!!

Anônimo disse...

Affê... Já não era sem tempo cancelar esse B.B.

Anônimo disse...

Kika, vc é otima!!!! Gente fina, elegante, sicera!