Verdade ou Mentira?

Outro dia uma amiga me contou que está circulando nos grupos de Whatsapp uma foto de uma caminhão cheio de criancinhas mortas sem os órgãos. A Folha de SP hoje contou que a tal  foto é provavelmente uma montagem e que nunca foi descoberto um caminhão desses.
Ontem recebi um vídeo com um assalto dizendo que foi no bairro onde moro. Logo depois, recebi outra mensagem dizendo que o tal assalto foi em SP e há anos atrás.
E igual a essas noticias existem várias. É vídeo de gente apanhando, gente batendo, criança chorando, casa caindo. E tome o tal do ´´repassando...´´. E podem reparar que quem repassa raramente (ou nunca) lê, ouve ou assiste. Simplesmente ´´repassa´´ os acontecimentos catastróficos ou as correntes enormes que tem sempre o nome de alguém famoso no final, tipo Arnaldo Jabor, Papa Francisco ou Chico Buarque.
E a gente vira refém dessas notícias falsas.
Desde o advento da internet não dá mais para acreditar em tudo o que se lê, ouve ou vê. Neste mundo digital somos todos editores de jornal ou revistas. Escrevemos, filmamos, postamos, repassamos, o que nos dá na telha, e azar se é falso ou não. Eu mesmo faço isso!!!! Me passam uma noticia, pimba! Eu posto! Se não for verdade o pobre do noticiado é que se vire para desmentir!!!!!
Ou seja, mea culpa, mea máxima culpa. Tenho um blog e nele escrevo que bem entendo. Detono a Kim Kardashian, falo que Amal e George vão se separar, digo que usar um lenço azul é tendência e que ter um brinco de bolotas é vital para a sobrevivência! Faço parte dessa horda que irresponsavelmente repassa sem ler, posta sem saber, garante sem ter certeza, dita moda, comportamento e estilo de vida, sem ter o menor conhecimento do que está falando.  E com isso incendeia uma sociedade carente de conhecimento e senso crítico.
Tem conserto? Não sei. Mas segundo uma grande reportagem na Folha de SP, os gigantes do Vale do Silício, Google e Facebook, estão tomando providencias para noticias falsas parem de circular.
Ai meu Deus! Só falta eles cancelarem este blog!!!!




3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto!!! Será que mais esse prazer nos será ceifado??? O de lê-la?? Tem muita baboseira nos enchendo, ah isso tem!!!!

Anônimo disse...

Affê... Já não era sem tempo cancelar esse B.B.

Anônimo disse...

Kika, vc é otima!!!! Gente fina, elegante, sicera!