Contos de Kika

´´Educação, sempre. Imprescindível a simpatia. Talvez simplicidade, que não deve confundir-se com simplismo. A certeza de que um sobrenome ou um berço nos dão deveres, mais do que direitos. Com o mesmo à-vontade deve-se comer codornas com um príncipe e migalhas com um trabalhador do campo´´.

Matilde explica tudo isto a uma sobrinha usando uma voz serena sem ser paternalista, convicta sem ser irredutível. Concerta o vinco de suas calças elegantes, para que fique rigorosamente paralelo à canela, e roda no dedo um belo anel que lhe foi dado por uma avó, quando tinha 18 anos. Agora, passados quase 40, a jóia mantém a sua elegância discreta, sinal da atemporalidade de algumas coisas.

´´Uma vida discreta, sem alardes do que se tem ou faz. A discrição na revelação pública da sua vida, mantendo dentro de casa o que deve estar dentro de casa. Não evidenciar a diferença que diminui. Ser elogioso sem ser bajulador. Perceber a diferença entre requinte e ostentação, porque até na humildade se pode ser requintado. Vestir-se sobriamente, o que não é contraditório com elegância. O tom de voz certo e uma linguagem adequada, que não ofenda pela vulgaridade´´. Continua ela, falando à sobrinha.
Matilde é dona de um elegante e conceituado antiquário em Lisboa, que herdou de sua família. Quando está na loja recebe qualquer cliente com generosidade e sorriso genuíno. 
Usa o mesmo tom de voz para explicar quem eram os bons gravadores, a impossibilidade de se encontrar uma Nossa Senhora de Fátima do século XVIII, o baixo valor dos retratos (mesmo sendo um Columbano), ou que não há tamanho  quando se fala de vasos chineses da dinastia Ming... 
A vida lhe foi  generosa. Financeiramente desafogada, socialmente rica, saudável, elegante e vigorosa.
Uma vez por mês Matilde pega seu carro – um Mercedes discreto, preto – e segue para fora de Lisboa e ...
 (continua semana que vem!!!!).











5 comentários:

flá disse...

Sério??? Preciso de, ao menos, 2 vezes por semana...
Vamos lá, Kikota, capítulos às terças e sextas...
e a gente fica mirabolando por somente 2 ou 3 dias...
bjs

Dani disse...

Adorei, esperando anciosa por semana que vem...

Sofia disse...

Bom dia Kika,
Espero que se encontre bem! O meu nome é Sofia Fernandes e sou uma leitora assídua do seu blog, bem no centro de Lisboa.
Adorei o trecho do seu conto e fico ansiosa pela notícia da sua vinda ao nosso país para fazer pesquisa para a continuação da história.
Um beijo,
Sofia

Ana lawall disse...

Boa noite Kika querida, já estou enfartando na longa espera...,
Beijos Carol lawall

Enaide disse...

Kika, Parabéns!Eu pensei que esse texto fosse de algum livro, não imaginei que foi sua criação.Agora, além de blogueira, decoradora, vai ser escritora.Essa é a nossa KIka!Uma mulher atual, que está sempre antenada com a moda, política, decoração, etc.Um exemplo a ser seguido.bjs.