A Caixa Preta


Uma troca de cartas, intensa, apaixonada, violenta, dramática.
O livro do nosso último encontro foi assim, apenas cartas. Mas que cartas! A vida de Illana e seu ex-marido o intelectual e poderoso Alec, passada a limpo em palavras nunca ditas. Os conflitos religiosos entre muçulmanos, judeus e católicos. A vida desordenada de quem faz escolhas impensadas.


Tudo isso, com um cenário de cair o queixo: a casa de Ivana e Ronaldo Fraga na Floresta. Cida Nogueira, amiga de uma vida do casal, foi quem nos recebeu, com seu bom gosto incrível, arranjos de flores frescas, comidas divinas, bebida gelada. 


Nosso convescote rolou nos jardins da casa e além da lua brilhante, o trem que passava de hora em hora, as flores e as árvores,  fizeram parte do nosso encontro. Tem preço? Não, queridos, não tem.

Nosso Clube é maravilhoso. 
Assim como as cartas de Illana, Boaz, Alec e Michel, nossas discussões não são mornas. Nunca!!!  Trocamos ideias e ponto de vistas, falamos dos nossos sentimentos, das nossas experiências, abrimos nossa Caixa Preta (só um pouquinho, claro!), discutimos, nos emocionamos.

Nosso Clube é um momento especial, onde deixamos para trás um mundo que muitas vezes não sabe ouvir, nem respeitar as diferenças.  Não sabe enxergar, não sabe que a Terra é enorme, não sabe acolher. Um mundo onde as pessoas estão tão iguais, tão conectadas e tão rasas.

Obrigada, Senhor, por que tenho esse Clube e seus Membros!!!! 
Eles me fazem pensar, mudar de ideia, perceber que a vida é muito, mas muito mais do que imaginamos.

Boaz, o garoto rebelde do livro, nos ensinou que não importa o que a vida nos traga. Sempre, sempre, temos uma escolha e um caminho. Ainda que este caminho seja absolutamente diferente do que imaginamos ou do que esperam que sigamos. 














































3 comentários:

Junia Pereira disse...

"onde deixamos para trás um mundo que muitas vezes não sabe ouvir, nem respeitar as diferenças. Não sabe enxergar, não sabe que a Terra é enorme, não sabe acolher" .Que lindo o seu texto,Kika Gontijo Barbosa! Voce me emocionou. A intolerância tem feito vítimas de discórdias, inimizades, incompreensão. O mundo está indelicado... Parabéns, seu texto está lindo! Um grande beijo!

Unknown disse...

Olá Kika!! Sou leitora e admiradora fiel do seu blog!! Tenho muito interesse em iniciar um Clube do Livro com algumas amigas, mas ainda estou sem um "norte", rs. Vc pode me dar algumas dicas, como quais os critérios adotados para a escolha dos títulos, roteiro de discussão, reflexão... Enfim, por onde eu começo??!! Bjs, querida!
Nathalia Diniz

Anônimo disse...

Mariana Fonseca só no celular..