Isso interessa - e muito - a todos nós!

Hoje as 14:00, será votado a lei que trata do pagamento da dívida dos estados.
Prestamos pouca atenção, mas trata-se de uma decisão que poderá ter um impacto sem precedentes nas nossas vidas.
É simples de entender: os estados que  não conseguiram manter suas contas em dia, organizar o caixa e manter uma administração enxuta nos últimos anos, incluindo aí a nossa querida Minas Gerais, querem discutir na justiça os juros de suas dívidas com a União. Ah, mas isso pode, Kika!
Mais ou menos. Na prática é o seguinte: a União já emprestou esse dinheiro aos Estados. Como não existe dinheiro público, quem emprestou fui eu, você, nós todos. Alguns estados, mal administrados, não conseguiram honrar o pagamento da dívida. Agora esses mesmos estados que não conseguiram,  querem discutir os juros cobrados.
O que ninguém leva em conta é que: 1) os juros compostos são cobrados em qualquer lugar do mundo. 2) Os estados que trabalharam e administraram bem as receitas, vão pagar pelos que não o fizeram, o que não é juso. 3) E mais importante, quem vai pagar essa conta??? Eu, você, os empresários, os aposentados, todo mundo! Porque esse rombo de quase 4 bilhões que deixará de entrar no cofre da União, terá que vir de algum lugar! Ou seja, do meu, do seu, do nosso bolso, através do aumento de impostos ou da falta de investimentos nos setores básicos.  E por fim, é como se a Lei de Responsabilidade simplesmente não valesse!
Para entender melhor, ouçam a brilhante entrevista do governador do Espirito Santo, Paulo Hartung (sou fá!!! Talvez o único membro do PMDB que tem o meu voto), na CBN.
E antes de acharem que isso não interessa, lembre-se que só estamos nesta crise enorme por culpa nossa, pelo nossa falta de interesse pelo que se passava em Brasília!
Clique aqui para ouvir


Nenhum comentário: