Quem ama Downton Abbey vai amar ainda mais a próxima temporada da série britânica.
É que os diretores, espertos, convidaram ninguém menos que la grand dame Kiri Te Kanawa para uma participação pra lá de especial. Kiri fará o papel da soprano Nellie Melba. O papel inclui um pequeno concerto para a família de lorde Grantham
Quem conhece de perto a trajetória de Kiri deve ter ficado impressionado, já que uma participação dessas não faz parte do temperamento nem da trajetória de da soprano. Mas, como um dos fãs de Downton Abbey é o príncipe Charles e ele é amicíssimo de Kiri, deve ter o dedo real nesta história.
O fato é que Kiri está lá, linda e majestosa!
Kiri
Dame Kiri Te Kanawa é uma das maiores sopranos que o mundo já viu. Nascida na Nova Zelândia, portanto súdita de Sua Majestade Elizabeth II, Kiri descobriu logo seu talento para o canto lírico. Ainda pequena, foi adotada por Thomas Te Kanawa, um empresário bem sucedido. Adotou o sobrenome da nova família e nunca mais teve contato com seus pais biológicos.
Vendo o talento da filha, a família apoio os estudos de Kiri e deu todo o suporte para que ela se tornasse uma das mais talentosas sopranos do mundo. O que a diferencia das outras cantoras líricas é sua capacidade para o novo, seu charme e carisma. Um de seus grandes sucessos foi um concerto onde ela cantou todas as canções do musical West Side Story, como Maria. Em 1985 ela ganhou um Grammy com sua canção ´´Somewhere´´. Nunca antes uma soprano havia sequer concorrido ao prêmio. No filme Uma Janela Para o Amor, Kiri canta uma ária de Puccini ´´O Mio Babbino Caro´´, que foi um sucesso.
Eu só tenho 1 CD dela, mas é ma-ra-vi-lho-so!
Rica e famosa, Kiri seleciona suas apresentações. Não gosta de grandes espetáculos, prefere pequenos concertos. Vive discretamente num palacete em Londres. Ao lado o ex-marido, com quem ficou casada por 30 anos, adotou 2 filhos.
Linda, inteligente e elegantérrima, Kiri é amiga pessoal da família real. Foi ela quem cantou no casamento do príncipe Charles com Diana e é sempre convidada para eventos no Palácio de Buckingham. Elizabeth II, Charles e Camila estão sempre na fila do gargarejo das apresentações de Kiri.
Em 1992 ela recebeu a Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à Sua Majestade. Passou a ser chamada de Dame Kiri Te Kanawa. Mais do que merecido.
Um comentário:
Morri tanto com a notícia que não consegui nem acabar de ler o post sobre Kiri!
Postar um comentário