Cida, a sábia

Minha manicure, Cida Souza, é uma mulher sábia. Segundo ela, o problema da violência que assola nosso país poderia ser em parte resolvido muito simplesmente: ´´ colocar esses meninos para trabalhar´´!!!!
E não é que ela tem razão? O índice de meninos entre 13 e 16 anos  que cometem crimes - cada dia mais violentos - é assustador e sobe a cada dia. Esses meninos não querem estudar e não podem trabalhar, a lei não permite. ´´Minha mãe teve 4 filhos, e todos nós começamos a trabalhar aos 12 anos. E todos deram boa coisa, trabalhadores honestos´´.  ´´A lei devia mudar. Criança tem que ir pra escola sim, mas se não tiver na escola, tem é que trabalhar pra manter a cabeça ocupada e ajudar em casa. E ainda tem mais essa, não precisa ajudar em casa, porque tem Bolsa Família, Bolsa Gás, Bolsa Leite, Bolsa Isso e Bolsa Aquilo. Trabalhar pra quê?´´
Grande Cida!


6 comentários:

Anônimo disse...

Uma coisa não tem nada haver com a outra, pra ter bolsa família é preciso estar trabalhando e principalmente e obrigatoriamente estudando.Ela é uma ajuda complementar.
Não dá p/ colocar a culpa só no governo, é um problema muito além disso a família e a sociedade civil tem grande culpa nisso também.
As pessoas deviam se informar primeiro antes de ficar cagando regra.
Nós temos que procurar soluções conjuntas (família, governo e sociedade civil )para não acabar perdendo nossos jovens para o crime.

Bjoss

Anônimo disse...

A Cida respondeu minha pergunta...
Tenho assistido uma propaganda política na TV (repetida diversas vezes em horário nobre) prometendo “escola” de tempo integral, para angariar o voto das mães que trabalham fora. Isso me fez recorda uma passagem dos meus tempos na ativa.
Certa vez, numa reunião de pais, comuniquei aos presentes que não haveria aula na segunda-feira poiso prefeito havia decretado ponto facultativo.
Diante da notícia uma mãe surtou e bradou colérica:
- Com quem vou deixar meus cinco filhos? Sou doméstica e tenho de trabalhar para sustentar minha casa. Meu marido fugiu e eu crio minhas crianças sozinhas!
Não posso tirar a razão da mãe. É complicado deixar cinco menores sozinhos, entregues à própria sorte durante um dia inteiro. Até porque, se acontecer alguma coisa com eles, o(a) responsável responderá por abandono de incapaz.
Por outro lado,
1 - o conteúdo escolar (matéria) estava rigorosamente em dia e o feriado em nada comprometeria o processo ensino/aprendizagem.
2 – a escola não é creche e não está equipada para funcionar como tal.
3 - os professores não são pajens. A função dos docentes é ensinar e não “tomar conta” ou “entreter” crianças. Nossa formação acadêmica foi direcionada nesse sentido e é exatamente isso que nos cobram.
4 – a escola não pode funcionar como um depósito de crianças.
5 – Submeter os alunos a uma sala de aula, com uma professora mal paga, cujo único recurso didático é o giz branco e o apagador, por um dia inteiro seria um castigo.
O que fazer então com as crianças fora a idade de creche e que não tem com quem ficar fora do horário escolar? Onde e com quem “deixar” esses menores?

Anônimo disse...

São pesssoas como Cida e a professora acima que estão de mangas arregaçadas fazendo seus trabalhos é que vivem e conhecem a realidade social do país. Muito bom seus depoimentos ! A verdade é a melhor prática da cidadania e o melhor caminho para a solução dos problemas

Anônimo disse...

Kika, todas as pesquisas levado a cabo pelas organizações ligadas à educação e economia apontam que uma melhor escolaridade implica em aumento da renda familiar. Isto quer dizer que, se um menino abandonar os estudos entre os 12 e 14 anos, não houve tempo sequer de terminar o ensino fundamental (antigo 1º grau)ele só terá acesso aos sub-empregos provavelmente, irá depender indefinidamente da ajuda governamental, sobrecarregando o sistema de assistência social ou salário mínimo. Também, são frequentes os casos que os pais não trabalham e colocam as crianças para trabalhar, invertendo a ordem natural do dever de sustento. Enfim, estimular a escolarização, ao menos do ensino médio, é proveitoso para toda sociedade. Já que é para voltar aos tempos antigos, eu pergunto a todas: Passava pela cabeça dos pais de vocês de aceitar um filho menor de idade sem estudar? Na minha família, era impossível.Detalhe: meus avós paternos e maternos só tiraram o antigo primário!!

Anônimo disse...

Kika, todas as pesquisas levado a cabo pelas organizações ligadas à educação e economia apontam que uma melhor escolaridade implica em aumento da renda familiar. Isto quer dizer que, se um menino abandonar os estudos entre os 12 e 14 anos, não houve tempo sequer de terminar o ensino fundamental (antigo 1º grau)ele só terá acesso aos sub-empregos provavelmente, irá depender indefinidamente da ajuda governamental, sobrecarregando o sistema de assistência social ou salário mínimo. Também, são frequentes os casos que os pais não trabalham e colocam as crianças para trabalhar, invertendo a ordem natural do dever de sustento. Enfim, estimular a escolarização, ao menos do ensino médio, é proveitoso para toda sociedade. Já que é para voltar aos tempos antigos, eu pergunto a todas: Passava pela cabeça dos pais de vocês de aceitar um filho menor de idade sem estudar? Na minha família, era impossível.Detalhe: meus avós paternos e maternos só tiraram o antigo primário!!

Kika Gontijo disse...

Anônimo último!
Nada como o bom debate! Adoro discutir e trocar idéias com pessoas que conseguem discutir sem brigar, que discordam sem ofender.
Muito interessante o seu ponto de vista, o que prova que a violência precisa de uma ampla e boa discussão! Que muitas vezes nosso ponto de vista pode e deve ser iluminado em outro angulo!
´´E para que ter idéias e conceitos se não for para transformá-los?´´
Beijos carinhosos,
Kika