Inaceitável

E Tinga chorou. Depois de ser xingado de macaco, o volante do time celeste foi às lágrimas no vestiário e falou: "Eu queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e classes´´.

Sou atleticana e amei o 2 x 1 que o Real Garcilaso mandou em cima do Cruzeiro, mas na hora que a torcida dos peruanos fazia gestos imitando macaco toda a vez que Tinga pegava a bola, não foi um jogador do Cruzeiro que eles ofenderam e sim todas as pessoas com um mínimo de civilidade.
 Naquele momento, Tinga podia ser um jogador do meu Galão, do Flamengo ou Corinthians, não importava a camisa que ele vestia.
Não cabe mais no mundo de hoje esse tipo de gesto. Vergonhoso, ofensivo e cruel. Simplesmente inaceitável.
Tinga recebeu apoio de todos os lados, desde a presidente Dilma, até técnicos de times europeus, passando por jornalistas e torcedores de times adversários. Mas o que ele sentiu naquele momento, deve ser impossível de ser esquecido.
Vamos ver se a CBF, FIFA ou Conmebol, vão tomar alguma providência.




4 comentários:

Anônimo disse...

Abomino o preconceito de todas as formas. Lastimável o que fizeram ao jogador e a tantos outros. Entretanto, me peguei pensando num fato curioso: os torcedores que agora fazem discurso nas redes sociais criticando o preconceito são os mesmos que, durante os jogos, atacam os torcedores rivais com "adjetivos" do tipo "marias" e "frangas". Como assim? Preconceito racial não pode, mas homofobia tá valendo?!?!

Kika Gontijo disse...

Anônimo querido!!!
Com todo respeito: ou você é cruzeirense ou não gosta de futebol!!!
Nos jogos de futebol a ´´massa´´ grita ´´perna de pau´´, e não é preconceito a um deficiente físico! Grita também ´´ juiz cego´´, sem ser preconceituosa com quem não enxerga. Quanto chamamos o time celeste de ´´Maria´´, não tem nada a ver com ser gay, até porque, se você não sabe, temos um jogador bem, digamos, metrosexual no nosso time e o tratamos com o devido respeito! O que acontece é a natural rivalidade entre atleticanos e cruzeirenses! Chamamos de ´´meninas´´, porque o time adversário é fraco, sem coragem, sem garra, e freguês do nosso gol. Ah, sim, e isso não é preconceito contra as mulheres, por favor! Uma coisa é humilhar um jogador por sua cor, outra coisa é chamar um time inteiro de ´´perna de pau´´!
Vai um dia desses no Horto, a casa do Galão, e sente a diferença!!!!!
Saudações atleticanas,
Kika

Anônimo disse...

Gosto, religião e futebol não se discute... perda de tempo, cada um com seu ponto de vista.

Kika Gontijo disse...

Anônima aí de cima!!!!
Assim não dá! Se a gente não puder conversar sobre gosto, religião e futebol, vamos falar sobre o quê?
Sapatos, bolsas e novelas? Discutir é uma coisa! Debater e trocar idéias, é outra bem diferente!
Porém... quanto ao futebol não há o que discutir: ou você é atleticano ou é doente do pé!!!!!!
Saudações atleticanas,
Kika