O Feto



"Então aqui estou, de cabeça para baixo, dentro de uma mulher. Braços cruzados pacientemente, esperando, esperando e me perguntando dentro de quem estou, o que me aguarda´´.
O Feto do livro Enclausurado


É isso, queridos. Este feto é o personagem principal do nosso último livro, Enclausurado.
Imagine vocês, ler um livro onde o personagem nem nasceu e não só presencia uma trama de assassinato, como tenta impedi-la!!!! 

O personagem, o feto, não tem nome, e sabe mais da vida do que todos os outros adultos da estória.
Nenhum outro autor que não um gênio, conseguiria escrever um livro tão improvável e fazê-lo tão bem.
Ian McEwan é esse gênio. Considerado um dos maiores nomes da literatura mundial (para os ingleses mais fanáticos, ele é o nome mais importante depois de Sheakespeare). McEwan também é chamado de McAbro, já que todos os seus livros tem toques de humor negro, tragédias, crimes e tramas intrincadas. Enclausurado foi uma unanimidade no nosso Clube, de fato o livro é genial.












Com um Feto,  Ian, assim como Sheakespeare em Hamlet, nos faz pensar  e discutir,  o que exatamente nos deixa enclausurados. O que nos aprisiona e nos dá medo. O que nos faz ficar imóvel, como se enorme paredes uterinas nos separasse da vida real. E o que nos faz ver a vida através de um casulo. Porque temos medo de sair dele? Porque achamos mais aconchegante ver a vida passar ao invés de nos jogarmos nela? Porque preferimos ser um feto e viver no conforto amorfo do ´´líquido amniótico´´ da nossa vida conhecida, do que ´´nascer´´ e viver a vida de verdade?
´´Ser ou não ser, eis a questão´´....












Um dilema e tanto que foi debatido com meu amado Clube, taças e mais taças de um bom vinho, comidinhas divinas e uma sobremesa de comer de joelhos.

Obrigada, meninas!!! Só vocês para me fazerem querer sair da ´´barriga´´!!!!!




























Nenhum comentário: