O Ano Passado em Marienbad


´´Os filmes e a vida são na verdade um mundo de fragmentos´´
Jean Luc Godard, um dos cineastas da Nouvelle Vague


E foram fragmentos o que assistimos ontem no nosso Clube do Filme. Fragmentos de uma amor que pode ter existido, ou nao. Fragmentos de um crime que não sabemos se aconteceu, de personagens que não sabemos se eram reais, de memórias furtivas, de gestos controlados, de pessoas sem nome.
O Ano Passado em Marienbad não é um filme fácil. Nem leve. Nem óbvio.
É um filme de fragmentos que se você tentar colocar em ordem tal e qual um quebra-cabeça, você não irá conseguir.
O Ano Passado foi lançado em 1961, ganhou vários prêmios e é considerado um dos precursores da chamada Nouvelle Vague, a corrente rebelde  do cinema francês. Seu diretor, Alain Resnais é da turma de Godard, François Truffaut, Roger Vadin. Turminha da pesada, diga-se de passagem. 
Além de revolucionar o cinema como um todo, a Nouvelle Vague perturbou a cabeça dos que pensam pouco. Suas produções não são lineares, nem concretas.  Tudo é possível, tranquilo e favorável.
O Ano Passado tem uma fotografia belíssima, um figurino de virar a cabeça (Chanel, meninas!), uma atriz deslumbrante. Mas nem isso faz com que o filme seja fácil.

Mas, se o filme não é fácil ele é ´´preciso´´. É preciso assisti-lo. Conhece-lo para entende-lo É preciso sair da nossa zona de conforto, do fácil, do raso, para que nossa cabeça se abra para um mundo novo. É essa a ideia doClube do Filem! Porque acredito ,cada vez mais, que só quem se abre para o novo, se despe das amarras, do preconceito, do banal, do óbvio, é capaz de enfrentar com coragem o que a vida nos reserva. 


Obrigada, turminha cabeça do Clube do Filme! Vocês dão de dez a zero na turminha de Godard e Truffaut!























































6 comentários:

Cida Nogueira disse...

Babado forte esse Ano...

Christine Boerger disse...

Perdi né !

Fernando Hermanny disse...

Ahhh quisera ter podido...

Márcia Borges disse...

Essa turma é muito boa !!!

Licia Lamego disse...

Amei!!

Silvana Gontijo disse...

Amei!