A Dama, Kika e Tracy


Para mim, Tracy Chevalier é uma das grandes escritoras da atualidade. Ela não é do tipo Donna Tart, de O Pintassilgo,  que irá ganhar um Pulitzer. Donna é brilhante. Tracy é sofisticada e sonhadora. Enquanto Donna escreve livros longos, Tracy escreve novelas curtas. Donna nos faz pensar. Tracy nos faz sonhar. 










Seus livros são finos e maravilhosos. Suas histórias, sempre passadas no século XVI e XVII, tem sempre um fundo histórico bem pesquisado. Tracy embora seja americana, tem uma profunda ligação com a França e a Inglaterra da época medieval. Ela é uma historiador daquele período e uma romântica de mão cheia. 
Moça com Brinco de Pérolas, seu segundo livro, virou filme com Scarlet Johansson e concorreu a todos os grandes prêmios do cinema. 
Seu último romance já está na minha mesa de cabeceira. Ainda não comecei porque tem uma pilha antes dele, mas já estou me coçando para chegar a sua vez.
A Última Fugitiva é passado nos Estados Unidos, em 1850 e conta a saga da jovem inglesa Honor Brigth, que tendo saído da efervescente Inglaterra vitoriana, se depara com a rústica e atrasada Ohio. Acho que vou adorar!












A Dama e eu

Em a Dama e o Unicórnio -  para mim,  seu melhor livro -,  Tracy destrincha e história por detrás da tapeçaria do mesmo nome, um tesouro da arte medieval, que está hoje no Museu Cluny em Paris. Sou meio obcecada por essa tapeçaria porque minha mãe tem um quebra-cabeça enooooooorme dela na fazenda e quando eu era pequena ficava horas e horas montando-o e, com minha cabeça que tem asas infinitas, ficava imaginando quem poderia ser a dama, o que teria naquela tenda, que jardim era aquele, porque ela escolheu aquele vestido, se a menina era filha dela ... e criava cada história de deixar Tracy no chinelo!!!

Quando assisti ao filme de Harry Potter, a primeira coisa que localizei na Casa Comunal da Grifinória foi a tapeçaria A Dama e o Unicórnio! Gostei na hora do bruxinho!!!














Nenhum comentário: