Chapeuzinho Vermelho e a Birkin

Em 1976 ou 77, não sei,  estreou o esperadíssimo filme do ''cabeça''  Serge Gainsburg, Je T'aime ... mois non plus. Serge, uma artista mega cult,  namorava a musa da época, Jane Birkin e o mundo queria ver Jane fazendo o papel de  Johnny no filme.
O filme foi um sucesso (eu detestei, nem cheguei ao final!), muito mais por causa de Jane e do mito ao redor de seu romance com Serge (e da música tema que ela mesma canta e que entrou para a história), do que pelo próprio filme. Bom, isso é o que eu acho.

Enfim, Jane era tudo! Linda, jovem, maluca, moderna, sedutora e cheia de estilo. No auge da fama, quando o filme foi lançado (e polemizado) ao redor do mundo, Jane escolheu uma companheira inseparável. Uma cesta de palha, com tampa. Isso mesmo. A musa maior da época não usava bolsa. Usava uma cestinha igual a da Chapelzinho Vermelho!!! Que tal?
E fosse onde fosse, seja na praia, esquiando na Suiça, em festas loucas em NY, em Paris, Londres ou nas noites de gala, lá estava Jane e sua cestinha!!!































E  por ironia do destino, foi Jane quem inspirou Hermés a desenhar a bolsa que virou ícone das itbags: a Birkin. Essa riponga charmosíssima, foi quem emprestou o nome à mais famosa das bolsas. Não é engraçado?

Não que Jane não goste da sua Birkin, ela adora, mas usa a sua com muito estilo. Longe, bem longe, do jeito Victoria Beckham-de-ser. Jane encheu a sua de pendurucalhos e adesivos.
Penso que entre a sua cestinha de palha e a Birkin caríssima, ela prefira a primeira.

Ela, porque eu prefiro infinitamente a segunda!!!








4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa coitada dela carregando essa cesta p cima e p baixo, imagino o peso , dor no braço e desconforto.

Anônimo disse...

Kika, adoro seu blog, fico comentando tudo, né! Das primeiras vezes que discordamos em alguma coisa, tenho uma birkin que adoro, café, linda, ja tem uns 15 anos...Mas na época em que morei em Paris, comprei uma cesta de palha que carregava pra tudo quanto é lado, fazia feira, supermercado, enchia de flores, colocava na Vélo, punha as sacolas, é a típica bolsa de palha da Provence. É meu xodó...hoje ela vive cheia de revistas e livros que estou lendo no meu quarto, e de vez em quando saio com ela tambem.
Muito mais significativa para mim do que a Birkin, ate porque ela é única e artesanal. Bjos, Joana Farnezi.

Anônimo disse...

Kika,

isso é que é ter estilo: casaco de pele +bolsa de palha!! Em qualquer outra ficaria ridículo mas ela ficou perfeita com essa combinação. O mais incrível é que se passaram mais de 30 anos e o jeito dela se vestir e seu cabelo e maquiagem nos parecem tão atuais. Linda. Eu, pessoalmente, odeio Serge e a maioria dos diretores franceses, sempre tão arrogantes e com aquele estilo "falso despretencioso".
Bjs,
BL

Anônimo disse...

As pessoas precisam discernir o certo do errado. Não é pq a Jane é linda e jovem q ela pode usar uma cesta de palha com um vestido de festa ou casaco de pele.
Tudo tem sua hora, inclusive alguns looks dela com a cesta de palha ficaram bem legais, mas não em look festa.

AP