Limpeza no cérebro

E por falar em comprar, eu tenho uma cliente super bacana, moderna, cultíssima, viajada e muito, mas muito elegante. Chiquérrima, na verdade.
 Na hora de desenhar o closet, ela ficou espantadíssima com o meu esboço:  Para quê tanta gaveta? E sapateira? E este maleiro deste tamanho?
Ora, para caber todas as suas coisas, disse eu.
Ela riu muito. Quando fui ver o armário dela quase caí para trás! Ela tem 3 bolsas (e que bolsas!!!!!!!!!!!!!! Uma delas é uma Bottega enorme!) de uso diário. 2 clutchs (e que clutchs, minha gente!!!!!!!! São essas mesma que vocês estão pensando!), 4 escarpins  (Manolo), e um escarpim feito sob medida por um sapateiro de São Paulo,  1 par de havaiana, 2 ou 3 sandálias lindaaaaassssss, 1 tenis de corrida, dois batons: um claro para o dia e um vermelho para a noite ( é sério, gente!). E, pasmem, um perfume que ela usa desde sempre. Acabou o vidro, ela joga fora, sai e compra outro. Simples assim, civilizada assim e ... muito chique assim.
Quase desmaiei de inveja. Este fim de semana vou fazer uma limpa no meu closet e ... no meu cérebro.







20 comentários:

Gabriela Campos Fonseca disse...

Kika...

Eu sou assim! Tenho duas bolsas - e so uso uma! Acho que a única diferença entre eu e sua cliente é que eu vendo minhas roupas quando enjôo delas! Minhas amigas a-do-RAM! Pois são sempre super novas!

Kkkkkkkkk!!! Adoro viver com pouco! Sinto-me muito livre!

Beijos de desapego!

Gabi

http://soissoebife.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Nossa muito chique!!!!!!!!! Quero ser assim! Sem conhecer sua cliente se tornou minha ídola!!!!

Anônimo disse...

Kika,

Também sou assim. E além de tudo me visto muito melhor quando tenho pouca roupa. Adoro repetir. Detesto fast fashion. Raramente troco de bolsas. Detesto perder meu tempo elaborando looks ou combinando acessórios. Quando ainda consigo limpar mais ainda me sinto muito, mais muito aliviada mesmo.

Um beijo,

A anônima que sempre comenta.

Anônimo disse...

As pessoas que tem muito nunca são chics. aqui cabe a célebre frase, MENOS È MAIS

samaritana disse...

Oi Kika, até que enfim, seu blog e eu nos entendemos. bjos, sua mãe

Adriana disse...

Há muito tempo estou fazendo assim também; compro uma calça, tiro uma do armário; outro dia comprei um scarpin nude, tirei 3.... estou adorando !!!

Anônimo disse...

me mato agora ou ainda tem esperança p gente como eu? meu desafio diário... arrumar espaço no closet. mas confessar isso já pode ser um avanço, hã?? E tb desapego sempre. Doo p irmãs, sobrinha e primas.
Ale

Kika Gontijo disse...

Gabriela querida!
Que maravilha! Eu bem que tento, mas tenho que fazer um esforço enorme para não comprar nada. Outro dia eu fiquei com a bolsa de uma cliente! Pode??? Mas você tem toda razão, viver com pouco é infinitamente mais civilizado e real, e traz sim, comprovadamente, uma sensação de liberdade. Parabéns!!!
Beijos super carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Anônima do meio,
ela também é minha ídola!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Anônima que sempre comenta!
Nada mais chique, moderno e civilizado do que ter pouco. Pouco de tudo. E repetir roupa é o máximo, porque só repete quem tem absoluta segurança de si mesma! Quem não tem, tem que se esconder atrás de modelitos novos.
Beijos super carinhosos para você!!!
p.s. adoro seus comentários!
Kika

Kika Gontijo disse...

Mamãe querida,
você só se entendeu com a minha cliente porque o blog continua com síndrome de Imelda e de Carmem Miranda!!!!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Anônima querida less is more!
Cada dia que passa mais eu concordo com você!!! Tenho visto cada coisa ...
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Adriana querida!
Eu também faço isso, compro um e tiro outro. Mas você está bem melhor do que eu: comprou 1 e tirou 3!!! Parabéns!!!
Beijos super carinhosos para você!
Kika

Kika Gontijo disse...

Ale querida!
Smepre há esperança!!! Vamos fazendo um exercício de desapego diário! Eu faço daqui e te dou uma força pelo blog! Um dia quem sabe, a gente chega lá!
Beijos super carinhosos,
Kika

Anônimo disse...

Também estou nesse caminho, mas ainda nao consegui chegar a este ponto! Mas , vou! Sou muito clássica, adoro qualidade e nao gosto de ficar pensando no que esta na moda.... Filosofia dos poucos e bons é o caminho para a alma leve.
Detesto coisas perecíveis, exceto para comida, que são as melhores. Arrasou essa sua cliente, sabedoria de poucas e felicidade também. Bjos, Joana

Anônimo disse...

Kika,
Quanta identificação! Dá até para formar um clube do desapego, que tal? Quanta seguidora sábia vc tem!
As pessoas mais chiques estão sempre no básico, simples, tenho muita admiração (Lenny Niemeyer por exemplo - sempre em preto e branco, com raras excessões).Não gosto de closet cheios, tenho preguiça de compras. Repito, repito e repito. Agora quanto ao acervo, cashmere de mais de vinte anos (sim tenho), Manolos de mais de 15 (bem cuidados é obvio, sim também tenho)?
C M
Vou me esforçar e melhorar ainda mais.
Ah, e diga para sua cliente que envio lhe, mentalmente, um grande bouquet de flores, as mais lindas e cheirosas da primavera, como prova de minha admiração

Anônimo disse...

Como diria o poeta, Fernando Pessoa; NADA É MAIS

Flavia Bicalho M Silva disse...

Amiga...que show Sua cliente.. Essa eh minha meta para un futuro próximo . Bjs

Anônimo disse...

E euzinha..... definitivamente..... não aguento viver sem esse blog!!!!!

Denise Ribeiro disse...

Posso desabafar aqui? Creio que esse estado de consciência de ter poucos e bons é algo de quem já vem de família abastada, que está acostumado com poder comprar, sabe escolher desde sempre.
Hoje em dia posso comprar qualquer coisa que quiser, mas até 10 anos atrás (tenho 50') não era assim: vivia em situação de contenção de gastos, tudo era medido. Isso me doía pois havia um ramo da família que comprava na H.Stern como eu comprava numa lojinha de bijoux.
Quando pude exercer realmente escolhas, comecei a fazer um acervo de bolsas. Hoje tenho umas 20 das melhores marcas. Não preciso de tudo isso, mas elas me dão a sensação de "pertencimento" que eu não tinha antes. Acho que por isso não conseguiria viver só com 3 bolsas...
Gostei do seu texto, realmente. Parabéns. Beijos