Os franceses e sua história


O mundo assistiu em choque a catedral de Notre Dame ser consumida pelo fogo.

A catedral das catedrais que sobreviveu a guerras, dominações, revoluções, guardava 850 anos de história e fé, ardia em chamas.





Passado o susto e a incredulidade, os franceses nos deram uma lição. Menos de 24 horas depois, quase 680 milhões de euros já tinham sido doados para a reconstrução do monumento.
E não foram somente os conglomerados de luxo que se dispuseram a ajudar. Famílias endinheiradas, personalidades, empresas pequenas, comerciantes e pessoas comuns imediatamente se mobilizaram para fazerem suas doações e participarem do esforço de guerra para levantar La Dame.
Que isso nos sirva de ensinamento! Nosso Museu Nacional recebeu alguma doação de bancos, grandes empresas, mecenas, milionários, artistas? E das pessoas comuns que tanto se indignaram e postaram e reclamaram do estado, das autoridades, do descaso? Eu não doei nem um centavo, mea culpa. E você?

Daqui a pouco, Notre Dame estará de pé, linda, altiva. E os franceses terão ensinado ao mundo com quantos pilares se faz uma nação. 
E nós, ah, nós vamos continuar reclamando, postando e nos cansando das nossas mazelas. E sem fazer absolutamente nada para mudar.







6 comentários:

Helena da Silveira disse...

Kika, MEA CULPA também, sobretudo porque trabalho com patrimônio documental. Mas sinceramente pergunto:- DOAR para QUEM ou para O QUÊ? Qual entidade, ONG indignada ou esses que esbravejam na mídia diáriamente esboçou sequer um movimento no sentido de tentar reerguer nosso lindo MUSEU, o mais importante da Nação? O velho General de Gaulle certa vez falou que " o Brasil não era um país sério"...... Infelizmente,pelo menos nesse momento, temos que concordar.....

Anônimo disse...

A maior parte desse dinheiro (mais de 600 milhões) veio de grande conglomerados. Enquanto isso, no Brasil, empresários doaram 15 mil reais ao Museu Nacional. https://www.google.com/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/nacional/2019/04/16/interna_nacional,1046807/amp.html
O brasileiro sempre coloca a culpa no outro (estado) e não faz nada para melhorar seu país. Vide comentário acima. E isso é sim, em grande medida, culpa da nossa elite que não dá exemplo. É uma elite extrativista, com mentalidade escravagista. Tenho certeza absoluta de que muita gente teria doado para o Museu Nacional se tivessem sido anunciadas dações polpudas das famílias mais abastadas. E sim, antes que me acuse do que você não fez, eu doei para o Museu Nacional e quem quiser ainda pode doar. Mas infelizmente, como no caso da Notre Dame, as doações de pessoas físicas de classe média alcançam um valor irrisório perto dos valores possíveis para os mais ricos.

Anônimo disse...

Kika está como o seu blog, cada vez mais desatualizada e “indignada” .. mea culpa .. sei .. sei...

Anônimo disse...

Kika sendo Kika,

Anônimo disse...

Kika sendo Kika,

Anônimo disse...

Kika Gontijo sendo Kika Gontijo e seu velho e conhecido discurso