Choradeira

Vingadores 4 foi a maior estreia de todos os tempos. Nunca antes na história do cinema um filme foi tão visto e lucrou tanto em sua semana de lançamento.
Era pra todo mundo estar comemorando! Salas cheias, público deixando NetFlix de lado e lotando os cinemas, a engrenagem da industria se movimentando.
Só que tem gente que está reclamando ...
Os produtores, diretores e cineastas brasileiros estão indignados porque 80% das salas dos cinemas estão tomadas com o longa hollywoodiano.
Ora, se 80% das salas estão com Vingadores é porque o filme não faz sucesso? É porque ninguém quer assistir?  É porque os cinemas querem ter prejuízo? É porque os ingressos não foram vendidos? NÃO!!!
É porque o filme é sim um sucesso! Os cinemas abriram a pré venda há meses e a procura surreal.  Se existe demanda, existe a oferta! Se os cinemas abriram suas salas para Vingadores é porque é isso o que o público quer assistir, ora bolas! E se ele é um filme americano, qual o problema? Se ao invés de um blockbuster americanoide  fosse um filme iraniano estaria ok? Um diretor chegou a ir para as redes sociais dar spoiler de Vingadores, pode? Tipo menino birrento...
Os cineastas brasileiros fazem um filme de um homem com uma banana na cabeça e querem competir com Vingadores? (não existe esse filme do homem com a banana na cabeça, pelo amor de Deus, foi apenas uma metáfora, antes que alguém reclame...).
Até o ano passado existia uma lei que limitava a exibição de um mesmo filme em muitas salas. O que favorecia os filmes nacionais. A lei foi derrubada e hoje Vingadores ocupa 2700 salas das 2975 disponíveis.
O fato é que se um filme nacional foi lançado junto com Vingadores e ficou sem sala, me desculpa mais foi um erro estratégico de lançamento e, porque não, um caso de  soberba, porque era público e notório que qualquer outro filme ficaria na sombra perto do gigante da Marvel.
Se o cinema brasileiro quer ser cult, tudo bem, louvável, eu prefiro mil vezes um filme cult do que um Marvel,  mas entendo também que o filme cult não agrada a todo mundo e ponto! Se querem lotar um cinema façam Vingadores!
Não estou entrando no mérito da questão se Vingadores é um bom filme ou não. Isso é outra coisa.
O que me pergunto é: o que exatamente os cineastas e produtores nacionais estão defendendo?
A industria do cinema ou seus próprios filmes?





Nenhum comentário: