Prometo

Se tem uma qualidade do ser humano que eu admiro é o bom humor. Sem ele, a vida realmente perde a graça.
E o bom humor independe do que nos cerca. Vem de dentro. É um dom e um exercício.
Bem do lado de onde moro, uma antiga casa dará lugar a um novo empreendimento. Um espigão de três ou quatro torres. Marteletes, britadeiras e um exército de operários tentam a todo custo apagar os vestígios da bem construída casa, cujas paredes já foram ao chão. Mas o muro de pedra e arrimo teima em se manter, insistente, firme.
As sete da manhã em ponto, o barulho começa. Ritmado, infernal. A poeira, a gritaria e o  martelar ensurdecedor da britadeira são meus despertadores. E o muro nada de ceder.
Hoje, além da metralhadora e do pó,  fui acordada por uma voz mais alta que a das máquinas. ´´Choraaaaaa, não vou ligar, não vou ligar, chegou a hora, vais me pagar, pode chorar, pode chorar´´.  Olhei pela janela e lá estava o operário empunhando a terrível britadeira e cantando a plenos pulmões o sambinha jeitoso de Beth Carvalho.  O que é o bom humor senão essa alegria do espírito?!  Sim, porque fiquei pensando que o sujeito acordou lá pelas 5 da matina, não tomou café, andou até o ponto, pegou 1 ou 2 ônibus lotados, o celular tocou, a mulher reclamou que ele não deixou o dinheiro do aluguel, ele ligou para pedir emprestado, mas o celular estava sem crédito, ele desceu no outro ponto, andou até a obra, trocou de roupa, guardou a marmita fria, comprou do ambulante um pão e um café meio dormido, pegou a britadeira e foi derrubar o muro teimoso. E, ainda assim, teve ânimo, alegria e o bom gosto musical para passar de Beth Carvalho para Chico Buarque ´´tantas você fez que ela chorou mas resolveu ficar, é que os momentos felizes tinham deixado raízes no seu penar´´, com a mesma voz alta, a mesma alegria e a britadeira de acompanhamento.
Nunca mais reclamo de qualquer obra ou acordarei de mal humor na vida. Prometo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Depois do seu comentário no instagram (vc sabe bem qual) acho que você pode escrever desde receita de bolo até sobre Gandhi que terei antipatia. Tentei, tentei, mas, não consigo mais, essa é a última visita que faço no seu blog. Até a vitória de Bolsonaro, querida socialista de iphone, como dizem.

Kika Gontijo disse...

Anônima querida, que pena que você não vai mais passar por aqui. Vou sentir a sua falta. Mas pense bem antes de desistir de fazer um passeio por esse blog que você tanto gosta... é só uma eleição. Vai passar. E o meu voto não pode determinar o resto do que sou, você não acha? Além disso, onde está a sua tolerância com quem pensa diferente?
Ah, e antes que eu me esqueça, não tenho Iphone. Nunca tive. E não sou socialista. Nunca fui.
Beijos carinhosos,
Kika

Unknown disse...

Boa tarde! Eu queria corrigir um engano.A segunda canção não é do Chico Buarque.É Regra três,musica do Toquinho e letra do Vinicius.Abraço.Cidinha Ishida

Lais disse...

Kika, suas observações e bela escrita!
Que delícia este relato "prometo", antes de reclamar vou sempre lembrar do bom humor do operário.


Ahhh e um recadinho.....
Sou bem de direita, nunca votei no PT e vou de #17.
Mas amo seus post´s, suas sacadas, suas alfinetadas e a poeira que você levanta com charme, acidez e um toque de pelica. Continuarei firme por aqui!!!

Beijos Lais

Anônimo disse...

Kika, também sou Bolsonaro e adoro ler seu blog diariamente.Seus textos são inteligentes, com muito bom humor e uma dose de curiosidade sobre a vida e as pessoas.

Anônimo disse...

Muito legal, Kika!! Adorei o post!! Estou me exercitando para não perder o humor, mesmo havendo tanta gente "chata" (como a primeira anônima)kkkkkkkkkk
bjssss
#elenão