Não existe Semana Santa mais emocionante do que as das cidades mineiras.
Nós, mineiros, herdamos dos portugueses a religiosidade cristã católica e o amor pelas tradições.
Em Oliveira, no Oeste de Minas, uma tradição que já dura 100 anos, movimenta e encanta a procissão da Paixão de Cristo. Chamada de ´´Madalena´´.
Madalena, muitas vezes confundida com a prostituta que Jesus perdoou, era uma mulher de muitas posses, prima de Martha, Maria e Lázaro, que morava num castelo próxima da cidade de Betânia. Madalena deixou tudo e foi seguir Jesus. Durante a crucificação ela estava ao lado de Maria e João e foi a primeira testemunha da ressurreição. Depois da morte de seu senhor, Madalena seguiu os apóstolos e foi pregar a palavra do filho de Deus. Na tradição religiosa, Madalena é uma mulher forte, corajosa e de muita fé.
Por isso, durante a Semana Santa, uma garota é escolhida entre as tradicionais famílias, para ser a ´´Madalena´´. Ela segue à frente de Nossa das Dores na procissão. A parte mais emocionante é quando descem o Nosso Senhor Morto e a Madalena beija as chagas de Cristo. Para a escolhida é sempre uma honra e uma benção.
Este ano, a escolhida foi a bela Laura Junqueira. O vestido, deslumbrante, foi feito por Taís Teixeira da Costa com seda da Rubelli. Uma coisa!!!!
Aliás, a família Junqueira já tem tradição em ter ´´Madalenas´´. Em 2001, Ana Paula, vestindo um Henriete Zattar de capotar, saiu à frente de Nossa Senhora. E em 2012 outra Junqueira, Junia, foi a escolhida e emocionou a família usando o mesmo vestido que a mãe usou há 30 anos atrás.
´´Tradição é que faz de nós aquilo que somos´´
Fotos de Sidney de Almeida
Thanks to Paulinho Junqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário