Na década de 1980, Gilberto Gil era um astro em ascensão.
Para ajudar um grande amigo que precisava de dinheiro, Gil comprou uma fazenda produtiva, de terra boa, localizada a 300 km de Salvador, na Bahia, que pertencia a este amigo.
Desprendido, Gil não ligou muito para o patrimônio e deixou o amigo e antigo dono, explorar a terra. E assim, passaram-se quase 20 anos, até que o amigo de Gil se mudou para outra fazendinha menor com a mulher e entregou as terras ao cantor.
Em 2003, então Ministro do governo Lula, e simpatizante dos movimentos de esquerda, entre eles o MST, Gilberto Gil doou a fazenda para o Movimento dos Sem Terra. A doação foi toda feita legalmente e Gil ficou feliz em fazer a sua parte em prol do que acreditava, afinal seriam dezenas de famílias assentadas numa terra fértil onde ´´em se plantando, tudo dá´´, principalmente frutas e café.
Passados quase 13 anos da data da doação sabe quais famílias dos Sem Terra estão ocupando a fazenda? NENHUMA! Isso mesmo! A fazenda que Gil comprou com seu trabalho e doou ao MST porque acreditava no trabalho e nas intenções dos bandeirolas vermelhas, está entregue ao mato. Mato esse que cresce e está acabando com as estradas, pastos e pomares do lugar.
Aí eu pergunto: eles não querem terra? Eles JÁ tem terra!!!!!!!!!
Porque então ainda gritam e levantam bandeira? Porque não vão para as terras QUE ELES JÁ TEM, e lá vão trabalhar? Porque não vão capinar o pasto, arar a terra, tratar do gado, da criação? Porque não vão plantar, colher e cuidar? Porque não vão tirar da terra o próprio sustento? Porque ficam infernizando a vida de quem não tem nada com isso?
Só posso chegar a uma conclusão: porque eles não querem terra.
E o que eles querem então?
Ah, tirem vocês suas próprias conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário