Para onde vai a nossa escola?

Vocês sabem o que é Idep? Não? Pois tudo mundo deveria saber, pois é ele o responsável pelo futuro do nosso país.
O Idep é o índice que mede a qualidade do ensino do povo brasileiro.
A verdade é que o ensino no Brasil precisa de um reforma urgente. Hoje, metade das crianças que ingressam na escola, desistem dela antes de completarem o ensino médio. Metade dos brasileiros estão ficando para trás. Porque eles querem? Porque precisam trabalhar? Nem sempre. Na grande maioria das vezes é a escola a causa do abandono. A própria escola, que deveria prender o aluno, faz com que ele perca o interesse pelo estudo e pela leitura.
O índice do Idep, publicado nesta quinta feira, mostra que, além de não cumprir seu papel de formar adequadamente nossos meninos e meninas, a escola brasileira está, aos poucos, acabando com o gosto pelo saber. 
Os alunos, querem - e precisam - ser ouvidos. Estudos comprovam que  quanto mais participativo nas questões da escola, melhor o desempenho deles. 
Os estudantes gritam o tempo todo que querem mudanças, tanto no índice do Idep, quanto na prática, quando um grupo de alunos invadiu as escolas paulistas porque não concordou com a absurda medida imposta pelo governo de remanejar escolas e estudantes. 

Nosso ensino é atrasado, massante, massacrante. Química é chato? Sim. É preciso estudar Tabela Periódica? É sim. O que faz a diferença é a importância que a escola vai dar para a Tabela Periódica em cada nível do ensino. Na escola, assim como na vida, é preciso plantar para colher. É preciso criar o gosto pelo saber, para só então cobrar o resultado.
O mesmo vale para a leitura. É preciso ler os clássicos? Demais. Mas também pode-se incentivar os pequenos com as adaptações dos clássicos. A leitura tem que ser introduzida como um prazer para então, virar um hábito.

Na prática, o governo, os pais e as escolas, sabem que há algo muito errado com a educação no nosso país. Mas não conseguem saber exatamente como e onde devem  mudar.
Que tal começar ouvindo os mais interessados que são os próprios alunos?





Nenhum comentário: