Peng Liyang

Sim, a China tem uma diva!
Peng Liyan, é cantora de música folclórica, apresentadora de TV,  Presidente de Honra da Academia de Artes da China, e casada com o Primeiro Ministro chinês, Xi Jinping. É dela o cargo de Primeira Dama do maior país do mundo.


Ou seja, na China não existe nenhuma mulher mais poderosa e admirada.

Além disso, Peng é carismática, inteligente, bonita e elegante. E num país onde as mulheres tem pouco ou nenhum destaque, Peng é um assombro, já que é independente, articulada e culta, e mesmo ocupando o cargo de Primeira Dama, não parou de trabalhar. Peng fala inglês e francês fluentemente e não faz papel de coadjuvante ao lado do marido poderoso.  E, para desespero dos conservadores chineses, Peng tem uma grande influência sobre o marido em várias questões, incluindo as políticas.












Dona de personalidade forte, Peng sustenta suas posições. Como ex-militar (na China a carreira militar é muito seguida pelas mulheres), ela gravou um video onde canta em apoio às tropas chinesas no Tibet e foi duramente criticada pelos grupos de direitos humanos.  Peng continuou com o show.



















Aos 53 anos, dos quais 25 ao lado do marido com quem tem uma filha, Peng sabe da importância de sua figura para a China. Impecável no vestir, ela escolhe suas roupas sozinha e mistura as vestimentas típicas chinesas com roupas ocidentais. Baixinha, ela nunca é vista sem seus scarpins de salto alto e seus coques elaborados. A pele é de porcelana e em todas as suas imagens ela está sorrindo.













E até mesmo seus pouquíssimos críticos sabem que, para os olhos do mundo, sem Peng a China fica mais sem graça. Num país com tantos desafios sociais, uma figura como a da Primeira Dama é essencial. Peng, para as chinesas, é um exemplo de mulher bem sucedida e livre, como as ocidentais, mas que nunca perdeu as suas raízes. 90% das chinesinhas amam e admiram Peng. 
Mao deve estar se revirando na tumba! 























Putin e eu

Durante a cúpula anual de Cooperação Econômica que aconteceu em Pequim em 2014, e da qual fizeram parte os todos os grandes líderes mundiais, Peng roubou a cena.
Ela estava sentada ao lado do marido, de Barak Obama e do presidente russo Vladmir Putin. O lugar estava gelado e ela comentou que sentia frio. Galante, o mandatário russo tratou de se levantar e cobrir a chinesa com sua manta. Peng  agradeceu o gesto com um sorriso, enquanto o marido e Obama conversavam distraídos. A mídia chinesa, controlada rigidamente pelo estado, tirou o vídeo de circulação e censurou as fotos. Mas já era tarde demais. A cena correu o mundo e estampou todos os jornais do dia seguinte.













Nenhum comentário: