Bárbara Heliodora


Como boa mineira, sou uma apaixonada pela nossa história! Tenho fascinação pelas ruas, casarios, histórias e lendas das ruas das nossas cidades Ouro Preto, São João Del Rey, Tiradentes.
Vocês podem imaginar o que aquelas casas, paredes, janelas e ruas já viram? Sangue, suor e lágrimas! Amo muito a história contada através da vida de seus personagens. Sou uma dramática, né gente! 

Por isso estou amando o livro Um Poema para Bárbara, da escritora Mônica Fuentes! 
A escritora mineira narra muito bem o amor entre Bárbara Heliodora e o inconfidente Alvarenga Peixoto, seu marido. Os dois fizeram parte da Inconfidência Mineira e consequentemente são partes importantíssimas da nossa história.
Entre as ruas de São João Del Rey, Ouro Preto e Portugal, a paixão do casal se mistura ás tramas do levante. Traições, romances, intrigas e uma aula sobre nosso passado. Bárbara era uma mulher fascinante, á frente de seu tempo, corajosa e cheia de ideias. Uma verdadeira heroína do passado.



Mônica, a autora, é Desembargadora em Brasília e também é juíza de enlace no Brasil para a Convenção da Haia. E, claro, uma apaixonada pela história desses bravos brasileiros. Seu livro deveria ser obrigatório e distribuído nas escolas.
Fico pasma de ver como conhecemos tão pouco da história do Brasil. A Inconfidência foi um arranque para os mesmos movimentos de independência e liberdade que sopraram  pelo mundo. 












Nenhum comentário: