O estilo e a casa de Fabrizio Rollo


Se o Brasil ainda fosse uma monarquia, teríamos a família Orleans e Bragança no trono, é verdade. Mas na corte, quem reinaria, seria sem dúvida o meu, o seu, o nosso Fabrizio Rollo!

Rollo é decorador de profissão, designer por solicitação (assina uma série de produtos) e dandy por vocação.  Considerado um dos homens mais bem vestidos do mundo, tudo o que ele usa vira moda e tudo o que assina faz sucesso.


Cheio de estilo, charme, personalidade e cultura, ele abriu a casa, o coração e o álbum de família para o blog!




- Porque ser decorador no Brasil?

Nasci no Brasil , já morei na Itália mas voltei a SP depois de uma experiência inesquecível em Milão, onde trabalhei para Vogue e Casa Vogue Itália. Como já tinha uma carreira como editor and tastemaker no Brasil, precisaria mais alguns anos para fazer nome por lá e escolhi não jogar fora o que havia construído por aqui. O mais interessante é que isto já faz quase 13 anos e nestes anos fiquei mais "conhecido" fora do Brasil do que aqui... por conta da explosão de sites de estilos, redes sociais etc.
Vejo, leio, coleciono revista de decoração desde os 5 anos. O Brasil teve um boom na decoração  nos anos 70 e 80. De lá pra cá a falta de noção de estilo e gosto despencou ... Os maiores decoradores do Brasil foram Henrique Liberal ( anos 30) e Júlio Senna ( anos 50 a 70). Estes 2 nomes tinham estilo único. Depois vieram outros mas poucos de safra tão boa. O lado bom de ser decorador no Brasil não é melhor que em nenhum lugar no mundo e o lado ruim é que nos USA por exemplo o cliente respeita o profissional e aqui existem clientes que como todo brasileiro, só quer levar vantagem.







- Seu estilo é:

Pratico Seletivo Forever. A Elle Decor USA, publicou livro ano passado com os Chicest Rooms ja publicados na revista e menciona meu estilo como Chic Forever. Que mais posso dizer?


- O que não pode faltar na sua casa?

Espelho. Não coleçãozinha de espelhos na parede, algo que detesto. Gosto de parede espelhada mesmo! Sou ariano. Ariano é o bebê do zodíaco e fica fascinado em frente ao espelho.

- O que não entra na sua casa de jeito nenhum?

(risos)  pessoas que não convidei! Minha casa não é aberta a todos não , embora eu cada vez exercito ser mais aberto.












- O dinheiro traz felicidade?
Existe fagulha Divina, existe luz em tudo e no dinheiro também,  então  parto do principio que tudo é para o bem, mesmo algo ruim como uma doença ou dificuldade no fundo tem um proposito maior, mais elevado.  Então é para o bem, por mais estranho que pareça. Esta fagulha desaparece ou aumenta dependendo de como você a vê, sente, usa e compartilha.

- Uma casa que te inspira:

Algumas ...as vezes pela arquitetura como a Fundação Oscar Americano em SP, a Fundação Moreira Salles no Rio,  ou pelo decor como as casas de Jean Cocteau na França que visitei, e também o apto em que viveu YSL e tive o prazer de conhecer durante o grande leilão realizado pela Chiristie's alguns anos atrás.

- Um profissional que admira:

Monsieur Jacques Grange, o único decorador que não envelheceu. Seu estilo não tem trejeitos old fag style. J Grange sabe ser atual e tradicional.















- A moda influencia seu trabalho?

Olho para a moda como um complemento estético. Sempre olhei, provei, vesti o melhor a que tive acesso, não só pela beleza da peça mas tambem atraído pela qualidade.

- O que não entra no seu closet?

Calça vermelha, pulseirinhas cheias de pingentes ou pedacinhos e ganchinhos de metal, loafers com pingentes gigantescos de seda, nada refinados!









-Você vai de sandália havaianas?

Claro... mas na infância nunca usei! Minha mãe jamais comprou um par de havaianas nem deixou que usássemos. Mas hoje as coisas tem outra conotação.









- Acredita no Brasil?

No Brasil sim , no brasileiro never. Outro dia assisti um pedacinho de Vale Tudo no youtube e Odete Roitman dizia: Isso aqui é uma mistura de raças que não deu certo ! Rsss morrrri de rir!

- O que toca no seu Ipod?

 Elvis, The Beatles, The Carpenters, Jimmy Somerville .... e hoje ouvindo Another Love / Tom Odell (o blog também ama Tom Odell, Rollo!!!)









- Um filme:
Au Revoir Les Enfants de Louis Malle.

- Um perfume:

O meu favorito e que todos perguntam, não conto nem sob tortura. Mas gosto do Blenheim Bouquet Penhaligon's. Também uso as vezes o Arome 3 Parfums D'Orsay , muito chic. Amo o parfum Je Reviens que minha mãe usa desde os 15 anos. Tenho memoria olfativa.


- Um homem elegante (fora você, claro!!!):

Obrigado pelo carinho. Meu super amigo Luciano Barbera, o homem que mais entende de moda masculina. Ele vestia John John Kennedy.












- Uma mulher elegante:

Em Sao Paulo Patsy Scarpa foi insuperável e ensinou tudo a todas as mulheres da sociedade aqui. No Rio Carmen Mayrink Veiga. Não posso deixar de mencionar a Renée Behar, grande dama de gosto insuperável.

- Um grande artista:

Da vinci.


- Sua fonte constante de inspiração:


Aplicativos, sites... tudo pelo Iphone e Ipad! Sou addicted!














- Paris ou Miami?

Paris me ama!!


- Rio ou São Paulo:

Rio é feminina. Sao Paulo masculina. Então sou bissex pois amo as duas o problema é que o Rio após 3 dias é demais para mim.








- Noite ou dia?

Dia! A noite, durmo!

- Um bom cliente é:

Generoso.

- Um bom projeto:

Last Forever.














- Ter estilo é ter poder?

Ter respeito e educação é ter poder. Ter estilo ajuda.












- Daqui a dez anos quero estar:

Iluminado!














Fabrizio Rollo está entre os melhores decoradores do Brasil. E do mundo.
Seu estilo único - e completamente pessoal - não é  fácil de encontrar.
Fabrizio é uma mistura das tradições familiares: sua mãe, belíssima, é de tradicional família mineira de origem síria, o avô, Rollo, era escocês. E some-se a isso uma bagagem enorme de viagens ao redor do mundo, consumo de livros, filmes, arte e uma curiosidade infinita pela vida.


Seus ambientes - e sua casa -  trazem uma carga de cultura, conhecimento, berço, bom gosto e sofisticação, coisa rara nos decoradores de hoje, que as feiras deixaram  com o mesmo ´´gosto´´ e, consequentemente fizeram com que todas as casas ficassem iguais.

Fabrizio foge disso! Léguas! 
Ele tem estilo e um charme pessoal impressionante, e é impossível não levar isso para seu trabalho.
Uma casa decorada por ele não passa em branco. Tecidos, passamanarias, chinoiserie, mobiliário clássico, design de boa qualidade, obras de arte. Ele sabe como ninguém misturar tudo num liquidificador só dele e ainda acrescenta seu tino para a moda, sua sagacidade e sua cultura. Uma receita infalível para quem quer uma casa diferente, cheia de estilo e chiquérrima!!

´´Não seja igual a todo mundo, querido´´
Eldora Welty





Para conhecer a casa de Fabrizio, clique aqui! Vale muito a pena.











P.S. Obrigado, querido, pela confiança e carinho. O blog é fã hoje e sempre. É um honra tê-lo aqui. 


11 comentários:

Anônimo disse...

o melhor blog do Brasil!

Anônimo disse...

Ele disse tudo, o brasileiro é uma mistura de raças que não deu certo, exemplo está aí hoje, vivido por nós, a catástrofe da política.

Anônimo disse...

PQP! Que bom gosto! Concordo com a de cima: seu blog é O MELHOR, KIKA!

Anônimo disse...

Eu sempre falei isso Kika, seu blog é o the best!!!

Anônimo disse...

Fabrizio! Amo!

Luciana disse...

Muito bom gosto!!!!

Anônimo disse...

KIKA ,
faço coro c/ as outras seg. ,melhor BLOG !!!!
Post mara.. de hJ !!!! parabéns !!!
Fabrício , é o máximo !! não o conhecia , sempre aprendendo contigo!!!
Bj Grande,
Márcia

Anônimo disse...

OI ,
DESCULPA kika , ESCREVI O NOME DELE ERRADO , POR TER UM AMIGO fABRÍCIO , RS..

* Fabrizio

Marinez disse...

LINDO KIKA , E EU ACHAVA A MINHA CASA ENTUPIDA! !ESSA GANHA DA MINHA!!!!!!

Marinez disse...

LINDO KIKA , E EU ACHAVA A MINHA CASA ENTUPIDA! !ESSA GANHA DA MINHA!!!!!! BIJIM

Anônimo disse...

Kika,

adora esse cara! A sua saída da Casa Vogue deixou a revista tão sem graça! Quanto ao melhor blog do Brasil: CONCORDOOOOO!

BL