Annalise e Shonda


Enquanto a novela da Globo desaba no Ibope e Moíses de Os Dez Mandamentos ainda nem saiu do Egito, eu vou me virando com a minha boa e velha NetFlix!

Depois de Suits, meu novo vício é How to get Away With Murder.
A série é genial, e tem como protagonista Viola Davis, grande atriz que levou  para casa este ano,  um Emmy por sua personagem na série, Annalise Keating.


Annalise é uma brilhante professora de direito criminal e uma implacável advogada. Entre uma aula e outra numa conceituada universidade da Filadelfia, Annalise comanda um escritório onde tem os mais variados casos. Para incentivar seus alunos, a implacável advogada contrata 5 deles para trabalharem com ela. Os jovens garotos disputam entre si o cobiçado troféu do melhor assistente.
O problema é que a tumultuada vida pessoal de Annalise se mistura com seu escritório e seus alunos se envolvem num desconcertante assassinato que ameaça levar todos, inclusive a mestra, para a cadeia.
A série é de perder o fôlego e a gente espera ansiosa pelo próximo episódio.
Viola Davis está soberba como Annalise, e o seu Emmy já era dado como certo. Sua personagem transita entre a ética e a esperteza de ter que se safar das mais variadas situações. Entre ser a vilã e mocinha. Mas sempre, sempre, implacável. É impossível não gostar de Annalise, mesmo quando ela é cruel.










Fora Viola, o resto do elenco não chama muito atenção com exceção do jovem Wes, vivido por Alfred Enoch, um ator inglês, que já atuou em Harry Potter e que tem mãe brasileira. 
O cenário não tem nada demais, pelo contrário, as vezes podia melhorar e o figurino também não é dos mais primorosos, embora Mrs Keating desfile sua coleção de bolsas Celiné e seu poderoso Cartier. 


A série vale mesmo pela extraordinária história, pelo roteiro rápido e por Viola. É ela que nos leva a não desgrudar os olhos da TV.














ShondaLand:



Quem é viciada em série vai notar uma ligeira semelhança entre Annalise Keating e Olivia Pope, de Scandall,  fora o fato de serem negras. O caráter duvidoso, a coragem, a frieza, a obstinação, a paixão desmedida,  e a inteligencia brilhante fazem das duas personagens quase irmãs (embora para mim, Annalise dê de dez em Miss Pope). 
É que as duas tem a mesma ´´mãe´´, a toda poderosa das séries americanas, Shonda Rhimes. 
Shonda é a terceira filha de uma família de 6 irmãos. Negra, obesa e rebelde, Shonda foi criada por pais que davam total prioridade à cultura e à educação dos filhos. Shonda e seus irmãos tinham que estudar duro e fazer trabalho voluntário. E foi essa criação, junto com uma vontade de ferro,  que levou a menina Shonda a dirigir o jornalzinho da escola e a escrever roteiros para a TV. O caminho do sucesso foi duro mas Shonda não desistiu. Depois de fazer os mais variados trabalhos em Hollywood, Shonda teve seu primeiro roteiro Grey´s Anatomy comprado pela ABC e o sucesso foi tamanho que Shonda à princípio não acreditou. Grey´s levou para casa vários Emmy´s e foi uma das séries de TV mais assistidas entre  2005 e 2007.  

Depois e Grey´s, Shonda emplacou pela NetFlix, as aventuras de Olivia Pope em Scandall. Outro sucesso estrondoso. E agora, How to get Away with Murder, leva mais estatuetas para a estante da produtora de Shonda, a ShondaLand.

Shonda ganhou também vários prêmios por sua bandeira a favor da diversidade. Em Scandall e How to get Away, a protagonista é negra e bem sucedida. E em todas existe um casal gay em cenas pra lá de caliente
Shonda é considerada hoje, a toda poderosa da TV americana. Nada mal para a menina gordinha que sempre preferiu um livro à qualquer outro brinquedo.








Um comentário:

Flavinha disse...

Na minha opinião as novelas estão fadadas ao fracasso, devido a grande oferta de programas de qualidade da TV paga.Triste verdade. :(
A proposit Kikota eu tb vejo e AAAAmoo ´How to get away with murder`!!!! :*