Jardins da discórdia

 Ano passado, o Museu Inhotim foi obrigado pela justiça a inserir em todo material publicitário de divulgação, o nome do paisagista Luiz Carlos Orsini como sendo o responsável pelos seus deslumbrantes jardins. A justiça ainda estipulou multa pelos anos em que Orsini não foi creditado como tal. Inhotim recorreu da decisão. 
O fato é que Orsini foi o responsável por boa parte do projeto dos jardins do maior museu ao ar livre do mundo.
Então porque omitir o nome do mineiro? Luiz Carlos Orsini é um brilhante paisagista com projetos executados em todo o Brasil. Inhotim deveria se orgulhar disso. Burle Marx é uma lenda, mas com certeza ficaria orgulhosíssimo de saber no que se transformou Inhotim com a valiosa intervenção e trabalho duro de Luiz Carlos Orsini. 
A César o que é de César. Os jardins de Inhotim foram projetados por Luiz Carlos Orsini e Burle Marx. Uma dupla e tanto. Ponto final.




À proposito, o Museu Inhotim bateu todos os recordes de público e teve mês passado  42.792 visitantes. Um aumento de 48% em relação a julho de 2011. E uma boa parte disso se deve... aos jardins!








7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em gênero, numero e grau!! E a proposito estava lendo uns comentário de post anteriores e percebi como tem gente maldosa nesse mundo. Tem um anonimo que seeeempre critica seu português. Acho estranho, pois seus post sao tao informativos e tem tanto estilo e bom gosto, mas pessoas desse tipo nao sabem elogiar gostam apenas de criticar. Até pode ser que a gramatica dessas pessoas seja melhor que a sua, mas duvido que ela te supere no refinamento e no bom gosto, afinal voce e nossa maior BGBC . Beijoss

Anônimo disse...

Kika, só mesmo vc para nos deixar informada. Eu nem sabia desta discordia! estive em Inhotim com meus familiares mes passado e já tinha ouvido dizer que as plantas eram mesmo do Burle Max. Agora, já vou saber direitinho.
Adoro oseu blog por tudo isso! beijo!
Márcia Soares

Blog Tips and Trends disse...

EStive em Inhotim e tambem tinha em mente um participação de Burle Marx em parte.
Mas hj vejo que realmente é a mão do Orsini.Para quem ja viu seu livro de projetos fica facil notar.

Anônimo disse...

Além das palmeiras roubadas, né?!

Anônimo disse...

A justiça finallmente,
Claudia Maria

Anônimo disse...

A Cesar o que é de Cesar, no caso Burle e Orsini. Quando Inhotim era apenas a fazenda do Bernardo, foi Burle Max que idealizou seus jardins, com sua morte, Luiz Carlos continuou este trabalho. Parabéns e méritos para os dois.

Milla disse...

Estive em Inhotim semana passada. Agora dizem que Burle Marx só ajudou, que teve uma participação extra-oficial. e Fiquei encantada com o lugar e como é bem cuidado!