Peso e medida

Em sua coluna de hoje no Estado de Minas, Anna Marina Siqueira, numa atitude corajosa, fala o que pensa sobre blogs e Facebook. No que diz respeito ao Face, concordo Ipsis Litteris. Sempre achei que a privacidade é um bem valiosíssimo e que a discrição é de uma elegância ímpar.
No que diz respeito aos blogs, a polêmica está no ar.
A verdade é que de uns tempos pra cá, os blogs de moda vêm ganhando espaço e prestígio em detrimento da imprensa escrita. O que na minha opinião é uma falha grave. Os blogs são ferramentas poderosas, é verdade, mas passageiras. Quem os escreve (euzinha, por exemplo), escreve com parcialidade e ali está somente o que gostamos. Ao contrário da imprensa escrita que sabe do que está falando. São profissionais. Estudaram, se prepararam, tem percepção arguta, domínio da história da arte e da moda, do português (se é que vocês me entendem...) e recebem para manter a imparcialidade e escrever com qualidade e discernimento.  Nenhum blog, de moda ou não, consegue substituir a imprensa escrita. Seria muita pretensão pensar o contrário.
Mas então porque temos tanto prestígio?

Pessoalmente acho que ficou uma lacuna entre o público final e a imprensa. As revistas de moda nacionais estão fracas e sem apelo. As mídias eletrônicas estão avançando, são mais fáceis, mais descompromissadas, mais rápidas e mais sedutoras.
Mas acredito firmemente que estamos numa fase de transição. Não sabemos o que será o amanhã, no que diz respeito aos blogs e sites. O que se sabe com certeza é que a imprensa escrita existe há 4 séculos, é a responsável por todas as mudanças que ocorreram em nossa sociedade, é o termômetro que mede nossa liberdade. E nada, nem ninguém, poderá substituí-la.
Está na hora de dar o valor e o peso devido aos blogs e à imprensa. Nós blogueiros temos que percorrer muitas, e longas, veredas,  antes de se quer chegar aos pés dos grandes e bons jornalistas, como Anna Marina, Natália Dornellas, Renata Piza, Lilian Pace, Chris Mesquita, Regina Guerreiro...

´´um prédio jornalístico ainda é o prédio com a maior quantidade de verdades por metro quadrado´´
Gay Talese






26 comentários:

Anônimo disse...

FALOU E DISSE, KIKA!!!!!! POR ISSO O SEU BLOG É O MELHOR BLOG DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E NÃO SOU SÓ EU QUE ACHO!!!!!!!!!!

Dani disse...

Nuúúúú
super concordo kika!
Dani

Angela Ely Cordeiro disse...

Certíssimo...a imprensa livre,isenta imparcial,séria é bem indispensável em qq lugar onde a democracia e o direito são respeitados e valorizados..e seu dever informar,dar ciência,explicar...o blog vem com a pitada pessoal,revela preferencias,escolhas..é como um clube e quem quer ser sócio adora se sentir bem representado..é um clube de gente q não se conhece mas se reconhece..aquele filme antigo e maravilhoso:"nunca te vi,sempre te amei"!bjs Angela

Anônimo disse...

Concordo com a Angela, e ainda completo: kika, nunca te vi, sempre te amei!
e amo o seu blog!

Anônimo disse...

A parcialidade dos blogs faz parte da vida atual, livre e lê quem quer, sem obrigação com paradigmas do passado.

Anna Flávia Joma disse...

Kika, é preciso ser muito segura de si para se colocar como blogueira e escrever o que vc escreveu. Parabéns para vc. Ganhou muitos pontos no meu conceito. Eu já era fã do seu blog. Agora sou sua fã número 1!
Anna Flávia Joma

Anônimo disse...

Blog inteligente. Blogueira inteligente e fina. Isso sim, é que faz a diferença.
Fui

Regina disse...

Concordo com algumas coisas, discordo de outras; ok, as blogueiras são parciais, postam o que gostam e claro o que interessa; mas os jornalistas de moda impressa também são parciais; ou não ?? Leio jornal diariamente, revistas ocasionalmente e vejo até desfiles na tv, mas confesso acesso a todos os blogues , inclusive este, mais de uma vez por dia. São mais atraentes, posso acessar do meu celular ou ipad. Mas não vou deixar de ler meu jornal no café, nunca !

Anônimo disse...

E a imprensa por acaso é parcial ? Tem tantos interesses....

Daniel disse...

Quanta bobagem essa polemica!
Tem espaço para todos, alguns odeiam blogues, outros detestam ler jornal e revista, uns entram em todos os blogues e outros leem todos os jornais! E afinal, parcialidade ou não, depende de quem lê. Ponto.

Anônimo disse...

Acredito que tanto os jornalistas como blogueiras estão exagerando, não é o caso deste blog, mas já vi e li cada coisa que desmerece comentários.... A grande questão tem espaço para todos.

Lucia Helena Coelho Vergara disse...

Kika , concordo com você . Eu faço um blog sem pretensão nenhuma , para me divertir e deixar para os meus descendentes um esboço de como era a avó , bisavó , tataravó e por aí vai . Fico espantada como os blogs geram tanta polêmica , bons ( o seu ) ou ruins todos não deixam de ser uma gostosa brincadeira .

Anônimo disse...

Uma polemica desnecessária ! A imprensa anda enciumada em relação aos blogs. Mas convenhamos que 90% dos blogs de moda são simplesmente ridiculos. Creio que isso deve mesmo incomodadar alguns jornalistas, no caso da Anna Marina. São fúteis, sem inovação, tendenciosos e exibicionistas acima de tudo ! Só se fala sobre marca de sapato, bolsa... E o pior é que tem publico pra isso. quem perde tempo querendo saber com qual marca de bolsa de grife uma blogueira saiu pra jantar não tem capacidade de valorizar a competencia das importantes noticias da imprensa. Ou voce acha que quem ficou vendo qual brinco a blogueira usou está preocupada com a votação do Supremo Tribunal ? Claro que nao ! Portatno, para cada publico, uma "imprensa " adequada ! Continue com seu blog Kika, voce é uma das mais competentes, divertidas e atualizada blogueira que já vi ! Aliás, sempre te vi e sempre te amei !!!

Erica disse...

Na minha humilde opinião, acredito que 90% dos blogs de moda são uma auto-promoção das blogueiras onde ganham para "publicar" uma marca ou roupa, por vezes nem gostam daquela marca!!!! e, ainda é uma demonstração diária - estou sendo boazinha, melhor seria, por hora - do que fazem, onde foram, o que comeram e com quem estiveram!!! Acredito ainda que esta moda dos blogs de moda, não os blogs de opinião que outrora eram as colunas de determinados sites de jornal, revista ou até mesmo pessoal, são efemeros, até mesmo pela sua essencia!!! vai passar, melhor, vai encher!! vamos enjoar, enquanto não enjoamos, as blogueiras de moda aproveitam os louros da fama!!! Não vejo mal algum... até porque uma Vogue é uma Vogue e será eterna... as minhas são guardadas com rigor e cuidado, tenho Vogue de 1998... Beijos BCBG

Anônimo disse...

Ok anonimo acima... porém... porém... estas blogueiras, fúteis ou não, sinalizam o que está realmente acontecendo nas ruas, e é justamente neste "street style" que nos inspiramos, para nos vestir, comprar etc...o contato é mais próximo entende? e algumas - como a Kika - entendem do que estão escrevendo. a imprensa é parcial sim! revistas e jornais vivem de vendas... anunciantes...
atualmente não compro mais revistas e leio jornais em busca de outro tipo de notícias. Quanto aos blogs, acesso os meus preferidos todos os dias sem medo de ser feliz!!! são interessantes, de uma leitura fácil (quer leitura mais abrangente? leia um bom livro!! é o que eufaço!!) e sobretudo são divertidos... e estão encomodando SIM a mídia, que ja percebeu que já não dita mais moda. continue com seu blog Kika!

Anônimo disse...

Existem jornalistas, formados, competentes e sérios, formadores de opinião, como Boris Casoy, Alexandre Garcia, etc. Existem colunistas, a maioria não formada que tem espaço na midia escrita para publicarem comentários sobre pessoas, empresas, festas e fofocas. Sabemos então que; jornalistas recebem salários, colunistas, recebem salários e agrados, de empresas, restaurantes, agências de viagens, logistas, decoradores, arquitetos. Todos nóa SABEMOS ISTO>

márcia disse...

Kika , parabéns pelo teu BLOG , sou tua seguidora assídua , e leio O Globo td dia tamb !! Rs !!
Tem lugar p/ td mundo !!
Teu BLOG p/ mim um dos mais queridos !!!
Bj , e ítimo FIND !!
Márcia
Rio de Janeiro / RJ

márcia disse...

Kika , parabéns pelo teu BLOG , sou tua seguidora assídua , e leio O Globo td dia tamb !! Rs !!
Tem lugar p/ td mundo !!
Teu BLOG p/ mim um dos mais queridos !!!
Bj , e ítimo FIND !!
Márcia
Rio de Janeiro / RJ

Anônimo disse...

Kika Gontijo
ótimo seu post e o seu ponto de vista. Ao ler os comentários acima, concordo quando uma disse que é preciso ser segura de si para se colocar aquém dos jornalistas. Porque vc é diferente. Continue com seu blog, que é disparado o que há de melhor na internet. E vc vende livros, sapatos, bolsas e também ponto de vista sem tirar nenhuma foto sua.
abraços,
Fred

Kika Gontijo disse...

Adoro essa discussão saudável e elegante!!!!!
Trocar idéias e ponto de vista não é maravilhoso?!
Cada um pensa de uma maneira. Uns concordam, outros discordam. Mas o mais importante é que PENSAM!!!!!!
E é pensando que mudamos o mundo!!!

Anônimo disse...

Concordo com vc em tudo kika.
acho até que vc mandou o seu recado, disse o que pensa, só que vc é inteligente e fina mesmo, então mandou muito bem!!!!

Anônimo disse...

Concordo com vc em tudo kika.
acho até que vc mandou o seu recado, disse o que pensa, só que vc é inteligente e fina mesmo, então mandou muito bem!!!!

Anônimo disse...

Kika, meu bem!! Impossível comparar blog com o profissionalismo e competência de qualquer que seja o jornalista. Qualquer!!!Se e q vc me entende!!!
Vcs blogueiras apenas descrevem o que já esta pronto e o que e obvio aos olhos de qualquer um...Umas, com mais propriedade, claro!! Mais uma vez vcs comentando o obvio!! Nada acrescentou o seu post.

Kika Gontijo disse...

Anônima querida!
Como disse no post, concordo com você Ipsis Litteris!
E comentar o óbvio não é ótimo? Porque assim percebemos que o óbvio para uns não o é para outros, como você pode ver pelos comentários acima.
Beijos super carinhosos e continue entrando no blog, mesmo que o ache óbvio.
Beijos carinhosíssimos!!!!

Angela Ely Cordeiro disse...

Kika,vou jogar mais fogo nessa fogueira rsrs...acho que blogs inteligentes,descolados e de um bom gosto incrível,sãoos novos "cadernos B" !!!Que saudade do velho B do Jornal do Brasil,e o segundo do Globo(isso pq sou carioca)Os blogs,como o seu,ocuparam esse espaço,que bom...Viva Vcs...bjsAngela

Anônimo disse...

invejo a anônima que perde seu tempo ( não deve ser precioso ) com o obvio