Novos ventos

Donata Meirelles e Nizan fazem parte de uma elite diferenciada. A elite que ganha dinheiro, mas tem um olhar para o empoderamento comunitário. São poucos e deveriam ser exaltados.
Dias antes da polêmica festa, Nizan compartilhava o sonho de ajudar a bancar a vinda de Barack Obama para falar a movimentos negros na Bahia.
O nome de sua agência, aliás, é África.
O que ocorreu com Donata Meirelles, obrigada a pedir demissão da Vogue, serve como ensinamento.
As imagens de sua festa de aniversário passaram a sensação de uma visão preconceituosa dos negros, como se reproduzisse a escravidão.
Aquela cadeira estilo sinhá ao lado das negras serviçais ajudam a compor o cenário do apartheid.
Não era isso o que Donata queria passar, é óbvio.
Mas foi o que passou. Não basta pensar ou sentir. É preciso demonstrar.
Na era das redes sociais – e Nizan sabe muito bem disso – os fatos e versões se misturam de um jeito acelerado e intenso, produzindo novos fatos que ganham vida própria. É o preço que pagamos pela exposição. Sei bem disso, inclusive...
Nizan é um leitor exímio do mapa dos ventos políticos, sociais e econômicos. Muita gente fecha a janela quando bate o vento. Ele transforma em força para movimentar um barco a vela.
A sociedade brasileira está atenta, nas redes sociais, a qualquer sinal que mostre preconceito ou pareça mostrar preconceito. E já não era sem tempo.
Era a festa em que estavam negros como Preta Gil.
Mas a percepção que ficou foi de que foi uma festa racista, numa cidade em que os negros são maioria, mas a elite é branca.
Justamente esse apartheid brasileiro, visível na Bahia, nos faz ver como normais coisas que já não são normais para muita gente.
O resultado concreto do imbroglio foi o pedido de demissão de Donata para não prejudicar a Vogue, nem a carreira do marido.
Daí se entende por que, no mesmo dia da demissão, Maju será a primeira negra a assumir o JN. É esse o caminho do vento. Ainda bem. 




7 comentários:

Anônimo disse...

Mereciam um processo! Ridículos!

Anônimo disse...

Donata certamente vítima dos maldosos de plantão. Quem perde são os próprios negros, a Bahia. Daqui a pouco transformarão a cultura baiana em algo superficial, na busca do politicamente correto. O vitimismo que impera nesse país é péssimo!

Anônimo disse...

Nem vamos falar de racismo estrutural! Fazer festa opulenta neste país pobre, ainda mais autocongratulatória, tem que ser muito muito muito BREGA!!!!!!! Nunca vi gente tão vulgar quanto a elite brasileira e o pior, se acham!!!!!

Anônimo disse...

No mínimo o último anônimo é pobre, não teve sucesso profissional algum. O problema do Brasil é exatamente esse, ser bem sucedido, rico é algo para se envergonhar, quando deveria ser alvo de admiração. É exatamente por isso que os EUA, que também têm muita pobreza e diversidade sócio-econômica, estão anos luz na nossa frente, porque lá se vangloria o êxito e aqui o aceitável é a desgraça. Alguém procurou saber se o casal Nizan/Donata ajudam os necessitados? Claro que não, a inveja é o que impulsiona comentários idiotas, de pura ira, já que "se eu não tenho, ninguém pode ter". O dinheiro sendo honesto a pessoa pode gastá-lo como bem entender e uma festa daquela pode ter a absoluta certeza que ajuda muita gente, fomenta a economia, a nível micro, e ajuda muito mais que os falsos moralistas.

Helena da Silveira que acontecem nas sociedades organizadas disse...

Enquanto alguns brasileiros tiverem essa visão míope e a "interpretação" tendenciosa de fatos normais que ocorrem em sociedades organizadas, não chegaremos à nenhum lugar. SORRY, Donata, a VOGUE "todo poderosa" e sem dúvida devidamente "aparelhada", fica esvaziada de um toque de classe, requinte e elegância!




Lilian garracio disse...

Epsodio ridículo , bem Gobal plin plin

Lilian garracio disse...

Episodio ridículo, pelos comentários que li no instagran foi um show de preconceito da parte de quem se achou prejudicado ,isto em uma cidade , Salvador , onde se intitulam abertos , sem preconceitos e fiquei horrorizada com o ódio destilado , quando na realidade ela poderia comemorar seu aniversário onde bem quisesse ,e o fez lá creio eu ,prestando uma homenagem à terra de seu marido mas vai saber hoje como as pessoas interpretam tudo segundo suas "ideologias"Plim plim