Queremos ir Muito Além do Jardim


´´ O cinema é a forma encontrada de transforma a vida em magia. Talvez a única forma.´´
Federico Fellini


E como a gente sabe disso, quinta feira foi dia de Clube do Filme! E para ter magia é preciso ter surpresa. Os membros do nosso Clube não sabem o que irão assistir até que o nome do filme suba no letreiro.
O escolhido deste mês, foi Muito Além do Jardim, com Peter Sellers e Shirley McLaine.

Quando foi lançado em 1979, Muito Além do Jardim trouxe uma sátira e uma crítica tão contundente contra a industria da televisão (então em plena ascensão), do cinema e do entretenimento midiático, que o filme foi boicotado pelos poderosos grupos de mídia da época.
Considerado um forte candidato ao Oscar, Muito Além só concorreu a duas categorias e levou a de Melhor Ator Coadjuvante para Melvin Douglas que interpreta o magnata Ben.
















Muito Além do Jardim conta a  história de Chance, um jardineiro  que nunca saiu  dos muros da casa onde trabalha, não tem carteira de identidade, nunca votou, não sabe ler nem escrever. Tudo o que ele conhece do mundo é o que ele vê na TV. Depois que seu patrão morre, Chance sai pela primeira de casa (aliás, uma ótima sequência de filmagem, com a música de Odisseia no Espaço), e é atropelado pela mulher de uma magnata. Chance então cai nas graças da família e é apresentado ao presidente dos Estados Unidos que o considera um gênio! Tudo porque, na sua simplicidade, ingenuidade e pouco (ou nenhum) conhecimento do mundo, ele se transforma no que cada um dos outros personagens quer que ele seja.  Para o magnata moribundo, Chance é um empresário honesto e correto, que o país esqueceu e que ele quer ajudar, e um companheiro de confiança para os seus últimos momentos na terra.  Para a mulher, Eve, uma romântica tola, Chance é a chance de romance e de um novo amor (logo ele, que aprende a beijar vendo TV!). Para o presidente americano, Chance pode se tornar um aliado poderoso e sábio conselheiro, já que com suas poucas e precisas palavras, diz tudo o que é necessário. E como ele não tem passado, torna-se ideal para ser um futuro candidato ao cargo mais importante do mundo. Para o resto do mundo, Chance fala várias línguas, é médico, pode ser um espião, ou um gênio discreto. Chance é a nossa pura carência.



A escolha de Muito Além do Jardim não foi à toa. Se pensarmos nos dias de hoje, sai a TV como influência e entram as redes sociais. Qualquer Chance nos seduz. Quanto mais raso, mais gostamos. Porque não temos que pensar, não temos que olhar para nós mesmos, não temos que nos contrariar. O problema é que, assim como Chance não era real, o que é raso e fútil  também passa. E rápido. E não nos acrescenta absolutamente nada. Quando Chance passa, nossas vidas medíocres continuam do mesmo jeito.  

















E para que não fiquemos iguais, temos o Clube do Filme! Para que possamos pensar, trocar ideias, pensamentos, emoções, vivências. Para que possamos respeitar as opiniões contrárias, para assistirmos ao que nos incomoda, para sairmos do nosso mundinho quadrado. Queremos ir Muito Além do Jardim! 






















E, é claro,  fazemos tudo isso com o maior conforto, na sala Premiere do Cineart Ponteio, com direito a champagne da melhor qualidade, combo com pipoca, e outros mimos! Porque o cinema é magia e a vida é real. Mas as vezes, as vezes, a gente pode inverter essa ordem!




Obrigada a todos os membros do nosso exclusivo Clube, que me fazem pensar e ver a vida sob outra perspectiva. E obrigada ao Cineart que apoia essa ideia e transforma a magia do cinema, e a vida real,  em momentos deliciosos!
















4 comentários:

Valeria disse...

Kika, mais um filme excelente. Nossos encontros são sempre enriquecedores e nos levam " muito além do jardim", é um privilégio estar nesse grupo. Tks. Bjo e até o próximo.

Anônimo disse...

Mais uma excelente escolha , Kika !
Rever esse filme , 38 anos depois , foi uma surpresa maravilhosa !
Obrigada por mais esse encontro !
Abraço carinhoso ,
Maria Eugênia

Helena da Silveira disse...

Adoro seu jeito chique e descontraído de se vestir! E sua Mãe é muito linda! H.

Marinez disse...

Quando assiste esse filme eu fiquei muito imprecionada!!!!! Bjs