Polêmica

Uma discussão polêmica  está novamente no olho do furacão. O direito da mulher em abortar.
Com a aumento no número de casos de bebês com microcefalia, o tema foi reacendido.
Um grupo já prepara a entrada de uma ação no STF pedindo que a mulher tenha direito ao aborto nesses casos.
Por outro lado, os grupos antiabortos e de familiares de pessoas que tem a microcefalia e levam uma vida normal, defendem que as crianças tenham o direito à vida. Acreditam que o aborto nesses casos lembra a eugenia de Hitler (a seleção da raça onde só os perfeitos podem viver).
Uma discussão sem fim.
O cerne da questão está no fato de que existe uma diferença entre a microcefalia clássica e a microcefalia causada pelo zica. Os estudos estão sendo feitos e já se fala em mudança de nome para ´´síndrome do vírus zica´´ para especificar os casos deste tipo de microcefalia.
Na ação que chegará ao STF, o argumento é que a mulher não pode ser punida (em ser obrigada a ter um filho com microcefalia), por uma falha do governo em controlar o mosquito do vírus zica.
Não é uma decisão fácil para a mulher em nenhuma das duas situações. Ter ou não ter. Um dilema que tortura e consome mães e famílias afetadas pelo doença.
Neste momento de tantas notícias desencontradas, o que realmente a mulher precisa é de informações sérias e apoio tanto psicológico quanto de saúde, para só então tomar a sua decisão.




3 comentários:

Anônimo disse...

Diante de um diagnóstico triste de microcefalia quem tem dinheiro possivelmente abortaria. A ilegalidade do aborto só desfavorece as mulheres pobres.

Anônimo disse...

Direito à vida???????????? Uma vida com microcefalia? Que tipo de vida? Quem em são consciência chama isso de vida? Quem iria querer uma vida assim?

Anônimo disse...

Minha ajudante do lar contou que sua prima do Recife teve um bebê com microcefalia e que não vai precisar trabalhar porque receberá um salário mínimo do governo pela vida inteira...