Rocha
Cada dia que passa mais acredito que Francisco veio para iluminar a nossa Igreja. Suas lições e exemplos não mudarão tudo, mas cada gesto seu é transformador. Adeus Igreja luxuosa, distante, imponente. Francisco quer simplicidade, calor, proximidade. Adeus Bispo do luxo. Não foi isso que Jesus, entrando em Jerusalém montado em um jumento, de sandálias e vestes, nos ensinou.
A partir de hoje, as paróquias de todo o mundo estarão recebendo um questionário com quase 40 perguntas, que vão do casamento entre pessoas do mesmo sexo, até a real função da Igreja na vida do fiel.
Este questionário será discutido no Sínodo dos Bispos que acontecerá no primeiro semestre de 2014.
Ouvir para entender. Entender para acolher e amar.
Dizem os estudiosos que as mudanças na Igreja fundada por Pedro serão lentas. Tudo bem, a gente espera. E dizem também que Francisco já sabe a resposta deste questionário. Ele só precisa de uma confirmação para que tenha forças para mudar (e rápido) o que precisa ser mudado. Faça, Francisco, o que tem que ser feito. Se Deus o colocou no trono de Pedro é porque tú és pedra, rocha, fortaleza. E fará o que precisa ser feito.
Um comentário:
Kika,
Muito pertinentes as suas colocaçõe, vindo de alguém tão participativa na Igreja mais valiosas ainda.
Me envergonho quando ligo para a arquidiocese e ouço a voz do nosso bispo pedindo doações de sacos de cimento para a construção de uma catedral sem sentido que é uma ode ao luxo e ostentação, tão na contramão do que o mundo carece agora e do que o verdadeiro fundador da Igreja pregou.
Tomara que dê tempo, inclusive de barrar mais essa excentricidade episcopal.
Postar um comentário