Bom Programa

O tradicional Cine Brasil, palco de tantas histórias e patrimônio de nós, belorizontinos, foi todo restaurado, num trabalho primoroso e perfeito. Ganhamos um belo presente. Um espaço cultural moderno, arrojado e totalmente preservado. E para comemorar, o Cine Brasil recebe um dos maiores artistas brasileiros: Cândido Portinari. Seus painéis, Guerra e Paz, estão expostos com pompa e circunstância. Emocionante poder vê-los tão de perto, conhecer a história de sua concepção e ouvir o próprio Guimarães Rosa declamar sua homenagem ao amigo no poema ´´As mãos.´´ Uma honra e orgulho.

´´Não há cidadania sem memória e não há memória sem arte.´´


Bom Programa:

Boa notícia: o Bom Programa de hoje, não precisa acordar cedo! Lalá pode sair de casa as 11:00! Escolha roupas confortáveis e convide quem vai mesmo gostar do programa. Dirija para o centro da cidade com calma, e já comece apreciando a nossa cidade. A Avenida Afonso Pena não é linda? Eu acho. Passe em frente ao Parque Municipal, Automóvel Clube, Feira das Flores.  Em frente ao Pirulito, lá está, imponente, novo, lindo e nosso: O Cine Brasil, todo restaurado.  Pare a alguns quarteirões de distância (lá perto tem bastante estacionamentos) e ande pelo centro. Aprecie a arquitetura, os prédios antigos, as ruas, as pessoas, as lojas, os vendedores. Esta é a nossa cidade. Ao lado do Cine Brasil, no quarteirão fechado, tem um delicioso Café Três Corações. Tome um cafezinho enquanto aguarda a hora de entrar. A entradas acontecem de 1 em 1 hora. Tudo muito bem organizado.










Quando começa a apresentação, é bom preparar um lenço. Muito emocionante ouvir a voz de Guimarães Rosa e Milton Nascimento fazendo uma bela homenagem a Portinari.
E depois, os painéis. Uma obra de arte. Não dá para descrever os traços do artista, a emoção do homem, a genialidade do pintor. 

´´ Portinari é um homem emocionado. Emocionaram-no os homens e mulheres do Brasil, trabalhadores e sofredores´´








Com a alma lavada e cheia de orgulho, suba a Afonso Pena com bastante calma. Pare na Bonomi para um tradicional almoço. Na saída, compre pãezinhos e a maravilhosa massa ao lado. 
Continue subindo, subindo. Antes da Praça da Bandeira, vire à direita e pare na Doces de Portugal. Peça um Pastel de Belém e um de Santa Clara. E ... agradeça á Deus, por nos dar Portinari, Doces, esta cidade, e as boas amigas, que topam todos os Bons Programas! Tks, minhas lalás!








´´Quando nós, intelectuais brasileiros, desanimamos de fazer alguma coisa que ultrapassa a grande muralha de silêncio atrás da qual vivemos confinados, devemos pensar em Portinari. Ele sozinho, à força de talento e trabalho, conseguiu irromper a crosta de isolamento, de ignorância, de desconhecimento que nos envolve, mostrando em Paris e NY, qualquer coisa de realmente valiosa feita aqui. Machado de Assis, Villa-Lobos e Portinari. Pelo menos esses três já nos deixam tranquilos, pois à sombra deles, podemos ficar certos de que há alguém para representar o Brasil.´´

  Rachel de Queiroz












5 comentários:

Anônimo disse...

Ai que inveja desse programa! Kikaaaaaaaa, eu quero se sua amigaaaaaaaa!!!!! rsrsrsrs

Anônimo disse...

Kika, visitei essa montagem do Guerra e Paz aqui em SP, e achei sensacional!!!Realmente emocionante, tanto a obra em si, o tema, quanto todo o estudo que o artista fez antes. Foi inspiração e transpiração!!! Beijos e boa semana. Laura

Anônimo disse...

Kika, fiquei pensando, o poema nao seria do Drummond? Não precisa aceitar esse comentário... Beijos, Laura

TINA LAGE disse...

PORQUE QUE AS PIRUAS NAO ME CHAMARAM ....

Anônimo disse...

Kika acompanho o seu blog há um bom tempo e gostaria de sugerir que vc abrisse um espaço para os cães e gatos abandonados inclusive no facebook existe uma Comunidade voltada para os animais abandonados em Minas Gerais, acredito que vc conhece pessoas que com certeza tem um espaço para abrigar e dar muito carinho aos nosso peludos que foram vitimas do abandono e descaso dos seus tutores.