Quanto custa o nome?

Á convite, fui conhecer a coleção Roberto Cavalli para C&A.  Tudo muito Cavalli e tudo muito ... C&A.
A febre - certeira - de juntar grades estilistas às marcas de fast fashion é um sucesso. As lojas ficam lotadas e, pasmem, as mulheres se estapeiam para conseguir uma blusinha.
Antes de Cavalli, teve Isabel Marant para H&M, Cris Barros para Riachuelo,  Daslu para Riachuelo, etc, etc.

  E as mulheres, sonhando em ter uma Isabel Marant no closet, compram como loucas. Antes que me crucifiquem vou explicar: não tenho absolutamente nada contra fast fashion, muito pelo contrário! Acho um modo democrático e prático de consumir moda com bons preços. Adoro a Zara e amo Lojas Marisa! Mas não dá para comprar um Cavalli na C&A e achar que é um Cavalli. Ah, não dá mesmo. Cavalli na C&A é um C&A.
 Cavalli é Cavalli (embora eu não seja fã dele), poque apostou no estilo, na qualidade dos tecidos, no caimento da roupa, na modelagem, no acabamento, aviamentos e na exclusividade. E isso custa muito caro. E obviamente (é só ver a coleção para perceber) que isso não está nas roupas da sua linha para a C&A. Isabel Marant, Stella McCartney, etc, idem.  O que acontece é que o estilista convidado empresta seu nome e um pouco - muito pouco, porque ele não é besta nem nada - de seu estilo  para as grandes cadeias de fast fashion.  Mas não emprestam - nem de longe- a qualidade de suas criações. Não existe mágica.
 Ou seja, quando compramos uma roupa de um estilista famoso para uma cadeia, compramos apenas o nome. Nunca, jamais, a qualidade, o estilo único, o caimento e muito menos o fato de ser exclusivo. Compramos, então, o que é o menos importante: apenas o nome na etiqueta.

Um Dior dura anos, não só porque está escrito ´´Dior´´ na etiqueta, mas porque atrás do nome existem milhões de coisas que o fazem ser um Dior.
Resumindo: pessoalmente acho que se quisermos comprar uma roupa boa, de qualidade, é preferível as boas marcas nacionais e internacionais. Se quisermos comprar moda e preço, sem ligar para a etiqueta, Renner, C&A, Zara, Marisa, H&M, etc, são excelentes opções. Agora se quisermos  ter um grande estilista no armário para durar anos, não tem jeito: custa caro e não dá para comprar isso nas cadeias de fast fashion. Aliás, um Dior de verdade não é, nem nunca vai ser, fast, nem fashion.







12 comentários:

Anônimo disse...

SUPER CONCORDO!

Anônimo disse...

Completo com o anonimo: em genero, numero e grau.
Tina

H.A. disse...

Menina Kika,
clap, clap, clap (palmas).
Hilde

Gabriela Campos Fonseca disse...

Coleção de grandes nomes para as fast Fashion: toda trabalhada no jérsei !

Anônimo disse...

Vou te aplaudir que nem a Hildegard Angel...clap, clap, clap. Vc foi perfeita, menina Kika!!!!!!

Anônimo disse...

Toda razão a vc!
Uma única vez, fui ver Daslu para Riachuelo, pois não tinha fila nem mulheres desvairadas no local. Talvez já tivessem estado por lá.Fiquei chocada com a qualidade dos tecidos usados, as sedas, uiuiui, e as fotos da campanha eram belíssimas!
Não vale à pena. Melhor comprar Zara por ela mesma e H&M, pelo mesmo motivo.
Abr
Junia

Anônimo disse...

Concordo Kika.
Não gosto de fast fashion. Não gosto de encher meu guarda roupas com itens de moda descartáveis e de péssima qualidade.
Gosto de ter pouca coisa, que não precisa ser cara ou de marca, mas, que tenha bom corte, bom caimento e o mínimo de qualidade.
Beijo,
A Anônima que sempre comenta

Juliana Nasser disse...

Acho que não adianta uma mulher sem classe e sem estilo vestir uma roupa cara, Dior, Chanel... Como diria Karl Lagerfeld: Uma mulher precisa ter estilo, e essa, mesmo com um jeans básico fica chic!
Não adianta um rótulo bonito, pois o que importa é o conteúdo, ou seja, uma roupa cara, uma etiqueta não é tudo, pois elegância não se compra.

Flavinha disse...

Particularmente sou fã destas colecoes capsulas.Mas sempre vou eu compro na expectativa de uma modelagem, tecidos e estampas a preço bom. O que aconteceu com a Cavalli para C&A foi que os preços estao altos, o que nao justifica a compra, pois nao compro ' só porque é Cavalli'.

Anônimo disse...

Como sempre... Arrasando!


Beijocas

Anônimo disse...

Que texto bem escrito.
Parabéns Kika você como sempre dando show!

Adriana disse...

Estava no Bh shopping e dei uma passadinha na CeA. Vi de longe uma camisa que me chamou atenção. De chiffon estampada de zebra, preta e branca, muito bonita. Mas ao pegar fiquei impressionada com o acabamento mal feito, a costura enrugada, os botões da pior qualidade, e custava R$ 300,00....