Do povo, pelo povo, para o povo

Sempre achei Hugo Chaves um mini-Fidel Castro. Populista e aproveitador. Porém, fiquei muito impressionada com a começão causada pela sua morte. A Venezuela parou e o povo foi às ruas aos prantos, chorar a perda de seu líder. Como assim? O homem era um horror!
Foi então que conversando com uma amiga que viveu anos em Caracas, vi que as coisas nem sempre são como pensamos. Chaves era adorado pelo povo porque fez mais pela população de baixa renda do que qualquer outro governante da história do país. Tirou milhões da pobreza, financiou projetos de urbanização de favelas, saneamento básico e alimentação. Não deu educação. Mas deu pão.
Encantou o povo com seu discurso de ''tudo para o povo''. É claro que com isso esqueceu que o povo não são apenas os mais necessitados. O povo é todo um país. Inclusive a sua elite. Seja financeira ou intelectual. Chaves pode ter sido bem intencionado. O problema com esse tipo de governo ( e partidos) é que uma vez agarrado o osso do poder, raramente se solta. A arrogância se sobressaia ao bom-intensionismo e eles acham que somente eles sabem o que é bom para o povo. O que os torna, não governantes populistas e sim ditadores. Muito parecido com outro país da América Latina. Se é que vocês me entendem.


5 comentários:

Anônimo disse...

Tenho conhecidos em caracas e situacao êh muito ruim, prateleiras de supermercado vazias, filas para comprar carne de segunda, os empresários sumiram do pais, energia escassa...olha o fim do mundo virou, e antes de chaves a venezuelabera era um pais em pleno desenvolvimento, mas houve uma fuga em massa de famílias inteiras que investiam naquele pais, todos agora em Miami, sobrou os pobres , sem emprego e sem perspectivas e sem o pão

Anônimo disse...

Kika, para entender a história dos populista e ditadores na América Latina te recomendo a leitura , muito agradável didática por sinal, do livre "Tiranos e Tiranetes", do jornalista carlos Tagari. Após a leitura do mesmo, você poderá perceber a dinâmica política da região e que no momento não existe ditadura e tirania no Brasil.

Kika Gontijo disse...

Anônimo queridíssimo!
Adorei a dica, e vou sim, colocar na minha lista de leitura. Porém nunca disse que há ditadura no Brasil. Disse, sim, que alguns partidos políticos (para bom entendedor, sabe qual), adorou o gostinho do poder e não quer mais larga-lo. O que, a longo prazo, pode sim, se tornar uma espécie de ditadura.
beijos carinhosos e politizados!!!

Anônimo disse...

Kika, Kika você sempre se informando por fontes duvidosas e tendenciosas. Lendo o início do post até me animei um pouco com a sua "boa vontade" em entender melhor uma situaçao desconhecida por vc, mas depois...
Uma pena, pois acho que as pessoas precisam de mais conhecimento e menos superficialidade para falar de situaçoes sociais das quais nao tem a menor noçao...

Anônimo disse...

Kika,a oposição tem que fazer o dever de casa e ser competente e mostrar uma opção de governo convincente para a população. Afinal, é assima democracia. Infelizmente, o que vejo a oposição é só falar mal de Lula (impressionante como nada cola neste homem). Por que não convencer que há outras formas de governar para todo o povo e para todo o país?