A celeuma da semana


A celeuma com o fim do Ministério da Cultura ainda dura, mas a verdade é que Temer não vai voltar atrás.
Cultura e Educação são coisas distintas, é fato. Ambas são fundamentais para o desenvolvimento de um país. O que acontece é que a cultura não precisa de um Ministério. Não quer dizer que não tenha importância, quer dizer que não PRECISA de todo o aparato que envolve um Ministério. Imagina a diferença que é tomar conta de todo o setor da saúde, da economia, da educação com todas as suas demandas. Imaginaram? Agora imaginam se a cultura precisa disso tudo. Não. Uma Secretaria eficiente e correta é o suficiente.
É o mesmo com a Lei Rouanet. Ela é boa? É. Foi mal usada? Muito!
É fácil entender: o amigo do meu filho tem uma banda lá em Andrelândia. Conseguiu a duras penas um patrocínio via Lei Rouanet, com o dono do posto de gasolina da cidade para gravar seu primeiro CD. Ele tem que fazer de tudo para que o CD seja bacana, bem feito e venda, caso contrário ninguém mais na cidade vai querer investir nele. Neste caso, se não fosse a Lei Rouant ele não teria como mostrar seu talento. Mas ele também tem que se esforçar para merecer o dinheiro público gasto com ele.

Já Claudia Leitte pediu milhões também via Lei Rouanet para lançar sua biografia. Ela não precisa se esforçar para que o livro seja realmente útil para a cultura (até porque, vamos combinar que a biografia de La Milk não vai acrescentar muito à cultura... enfim...), porque o dinheiro que está lá não é dela (é meu e seu!) e como já é uma artista consagrada, não faz a menor diferença se o livro for bom ou não! Neste caso a Lei Rouanet é pessimamente usada, já que tira da cultura e simplesmente  financia o ego de um artista que não precisa.
E enquanto Claudinha, Pedro Lourenço e outros pedem seus milhõesinhos, os museus estão com as contas atrasadas, as bibliotecas estão caindo aos pedaços. Cultura não é só artista famoso, nem show milionário, nem desfile em Paris. Cultura também é o cantor lá de Andrelância, são os museus, os monumentos, as bibliotecas, os livros, o saber, a arte, o artista simples. Cultura é tudo isso. E precisa ser bem administrada.


Enfim, acredito que uma Secretaria enxuta, dinâmica, eficiente e realmente disposta a financiar a cultura brasileira será muito bem vinda. Principalmente porque o novo Secretario é Marcelo Calero, esse aí de baixo tomando um café. Esse mesmo.
Se é que vocês me entendem ...



14 comentários:

Renata disse...

Parabéns pela forma inteligente e clara com que você escreve seus posts e expõem sua opinião! Adoro ler seu blog! Renata, SP.

Anônimo disse...

POIS É KIKA..DIZEM AS MÁS LINGUAS QUE O PRESIDENTE INTERINO PENSOU..PENSOU E TEVE UMA IDEIA..ACABAR COM O MINISTERIO DA CULTURA.. E DISSE JA QUE O NOME CULTURA ESTA INSERIDO EM agriCULTURA MANDA ESSES ARTISTAS PLANTAR BATATAS.!

Anônimo disse...

Gatinho ele!

Anônimo disse...

Esses artistas estão muito mau acostumados e acham que tudo tem que girar em torno deles. A conta de luz de muitos museus está atrasada e não vi ninguém buscar com a D. Dilma uma solução pra isso. Cultura é muito mais do que um grupo organizado defendendo ideias próprias.

Anônimo disse...

Segura firme Temer... Você está no caminho!

Anônimo disse...

Os apoiadores do Ministério da Cultura se acham mais importantes do que os dependentes da saúde, educação e segurança

Anônimo disse...

A gente não quer só cultura, a gente quer dignidade e saída para qualquer parte civilizada!

Anônimo disse...

Nú, que Secretário gato, com todo respeito a sua Autoridade.

Anônimo disse...

kika, olha quero te dizer que amo ler ler seus comentários, são inteligentes e expõem de forma clara e racional o que pensa, que geralmente bate com as minhas idéias. Muito bom, continue assim.
Maria Antonia- Pr

Anônimo disse...

kika, olha quero te dizer que amo ler ler seus comentários, são inteligentes e expõem de forma clara e racional o que pensa, que geralmente bate com as minhas idéias. Muito bom, continue assim.
Maria Antonia- Pr

Anônimo disse...

Gente, acho que uma Secretaria não desmerece a Cultura. Acho cultura importante mas segurança, saúde e educação são prioridades. Concordo com o Temer e com a Kika no ponto do Secretário, ele me representa demais, meu número praticamente (kkkkk).
Ana Maria

Renata Gondim disse...

Aprovo a medida do Temer e que canseira essa turma da cultura com esses protestos, quando há tantos milhões de desempregados no país. Para mim, uma postura na contra-mão da situação financeira dos nossos tempos. Concordo com o comentário da Kika. A tempo, esse secretário também me representa!!!!

Anônimo disse...

Kika, no Brasil todo mundo adora um incentivo governamental $$$$, sob os mais diversos argumentos: artistas, industriais, pecuaristas, políticos, sindicatos e até as igrejas ( estas já não pagam imposto de renda, e não querem pagar IPTU do imóvel alugado). Enfim, mudar mentalidades é um trabalho de séculos.

Anônimo disse...

Kika parabéns! Vc está certinha.